• Ilhabela, 26 de Abril de 2024.
    07/10/2015

Vereador apresenta projetos para instituir serviço de moto-taxi e cobradores nos coletivos em Ilhabela

O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Guarubela (PRB), apresentou três projetos de Lei que visam melhorias no sistema de transporte em Ilhabela na sessão Ordinária da última terça-feira (6/10). O parlamentar quer instituir o serviço de moto-taxi na cidade, exigir a volta dos cobradores nos ônibus de transporte coletivo, bem como a afixação de listas com as linhas de horários dos coletivos em todos os pontos de ônibus do município.

Cleison defende o serviço de moto-taxi como uma alternativa de transporte, sobretudo para pessoas que trabalham nas extremidades da cidade, além de ser uma fonte de geração de emprego. De acordo com a proposta, a prefeitura expediria 100 permissões e teria 90 dias para implantar o serviço após a sanção da Lei.

Já o projeto que estabelece a obrigatoriedade de cobradores nos veículos do transporte coletivo tem a intenção de melhorar a prestação do serviço, atribuindo ao “cobrador”, além da função inerente de cobrar a passagem para quem paga em dinheiro, auxiliar e orientar os usuários, especialmente idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. Cleison salienta ainda que a presença do cobrador contribui muito para a segurança dos usuários, uma vez que o motorista pode dedicar-se exclusivamente à sua função.

Por fim, a obrigatoriedade de instalação de listas com horários de linhas do transporte coletivo disponíveis no município é uma melhoria não só para o munícipe, mas também para o turista que visita a cidade. Os três projetos foram encaminhados para as Comissões Permanentes da Casa para análise.