• Ilhabela, 26 de Abril de 2024.
    24/02/2014

Vereadores de Ilhabela se reúnem com Sabesp para falar sobre balneabilidade

A presidente da Câmara de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD) e o vereador Carlos Alberto – Carlinhos (PMDB) se reuniram com o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco, na semana passada para apresentar um estudo preliminar desenvolvido pela empresária Luciana Sarkozy acerca da balneabilidade das praias do arquipélago.

O documento foi feito com base nos relatórios da Cetesb dos anos de 2010, 2011 e 2012, onde a empresária que possui residência no arquipélago levanta uma série de questionamentos relacionados à piora da balneabilidade das praias de Ilhabela, ainda que haja melhora significativa no índice de coleta e tratamento de esgoto nos últimos dois anos, resultantes dos investimentos em obras de Saneamento Básico.

Gracinha e Carlinhos convidaram o superintendente da Sabesp para participar de uma reunião com todos os parlamentares do arquipélago, onde a empresária deverá apresentar suas considerações sobre o levantamento de dados.

Para José Bosco, a questão da balneabilidade das praias não pode estar relacionada apenas com o esgoto doméstico, devendo-se levar em consideração fatores como a falta de drenagem urbana, óleo de veículos e embarcações, fezes de animais, entre outros, mas se dispôs a participar do encontro com parlamentares e a empresária para conhecer o estudo e as questões levantadas.

O superintendente aproveitou a oportunidade e apresentou à presidente Gracinha e ao vereador Carlinhos o andamento das obras de extensão de rede de água e de esgoto no arquipélago. A vereadora Gracinha Ferreira também aproveitou o ensejo e cobrou um posicionamento sobre a extensão de rede de água para os moradores do morro do Encantado e o superintendente ficou de verificar o andamento desse processo.