Ilhabela, 22 de Novembro de 2017.
02/06/2017

Vereador apresenta projeto de lei que estimula diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro do Autismo

O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM), apresentou o projeto de lei 41/2017 que prevê a adoção de instrumento para rastreamento precoce do Transtorno do Espectro do Autismo no Programa de Saúde da Família e instituições educacionais, na última sessão Ordinária (23/5).

O diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro do Autismo é uma forma eficaz de garantir melhores respostas aos tratamentos que estimulam as crianças na comunicação e socialização. “O procedimento pode possibilitar que descubramos os sinais de risco para o autismo e o diagnostiquemos o quanto antes, minimizando os prejuízos sociais para estas crianças”, ressaltou o vereador Cleison.

O instrumento indicado pelo projeto de lei é o M-CHAT, uma escala de rastreamento baseada em um questionário respondido pelos pais com relação ao comportamento da criança.

Se aprovado o PL, a aplicação do instrumento será obrigatória em consultas clínicas realizadas na rede pública, em visitas residenciais dos agentes comunitários de saúde e ainda em escolas públicas do ensino infantil. Para isso, os profissionais deverão ser treinados.