Câmara de Ilhabela concede Título de Cidadão Honorário a prefeito eleito de Caçapava
A última Sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela, realizada na terça-feira (10/12), também foi marcada pela entrega do Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Yan Lopes Almeida.
A honraria foi concedida pela vereadora Diana Almeida, através do Decreto Legislativo nº 016/2024. Em sua justificativa, a parlamentar ressaltou breve relato sobre a trajetória do homenageado. Yan Lopes Almeida é natural de Caçapava e com apenas 23 anos já se destacava como uma figura influente na política local. Em 2020, aos 20 anos, foi eleito como o vereador mais jovem da história de Caçapava, um marco significativo em sua carreira. Tem se destacado por defender pautas como transparência, fiscalização e a causa jovem, o que o levou a assumir o cargo de Presidente Estadual da Juventude em seu partido, o Podemos.
A formação educacional de Yan inclui o ensino médio concluído no Colégio Cecília Caçapava e no Colégio Técnico ETEC Machado de Assis, possui também nível superior em Gestão de Recursos Humanos e Direito. Em 2024, foi aprovado para iniciar seu primeiro mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, demonstrando seu compromisso contínuo com a educação e o aperfeiçoamento profissional. Vale destacar que, no ano de sua formatura em Direito, Yan obteve aprovação no exame da OAB já em sua primeira tentativa. Seu desempenho como vereador tem sido notável, o que lhe rendeu o convite de seu partido para gravar o curso “Masterclass de Fiscalização Política”. Yan tem também participado ativamente em palestras em escolas e universidades, compartilhando seus conhecimentos e ampliando o acesso ao debate político.
Em apenas três anos e meio de mandato, Yan propôs 127 projetos de Lei, apresentou 612 requerimentos e fez 1.177 indicações. E continua a se destacar como um jovem político comprometido com o desenvolvimento de sua cidade e o bem-estar de seus cidadãos. Seu trabalho incansável e sua dedicação às causas que defende, fazem dele uma liderança promissora na política estadual e nacional.
O vereador Yan Lopes disputou a eleição para prefeito de Caçapava em 2024 e foi eleito com 18.223 votos, o equivalente a 34,39% do total. Com essa vitória, ele se tornou o prefeito mais jovem da história do município. Yan Lopes, prestigiou a cidade de Ilhabela em algumas oportunidades, contribuindo com projetos sociais e políticas locais, servindo de espiração para jovens políticos.
Acompanhe os trabalhos legislativos! |