• Ilhabela, 28 de Outubro de 2024.
    25/10/2024

Durante Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (22/10), foi entregue o TÍTULO DE EDUCADOR EXEMPLAR para a professora ESMERIA REGINA DA SILVA, concedido pelo vereador Raul Cordeiro.

Trata-se de honraria prevista em Lei Municipal, conferida aos professores, aposentados ou em atividade, que reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à educação de Ilhabela.

Esmeria é uma educadora paulistana com uma trajetória de vida marcada por dedicação e esforço. Sua carreira como professora começou aos 13 anos, lecionando na Igreja São José em São Paulo para o Mobral e ajudando amigos dos seus irmãos com dificuldades de aprendizado. Formada em Geografia, História, Sociologia, Pedagogia e com um MBA em Sustentabilidade, lecionou entre 1995 e 2004 em São Paulo.

Mudou-se para Ilhabela em 2004, onde continuou a lecionar em todas as escolas estaduais do município, além de uma escola municipal e uma particular, sempre com o mesmo foco em educação socioambiental e patrimonial. Sua metodologia incluía levar os alunos a campo para observar as transformações da paisagem e incentivar uma visão crítica sobre o meio ambiente. Também coordenou a Escola Estadual Ana Leite entre 2007 e 2009 e foi voluntária em ONGs, como Sementes do Futuro e Escoteiro Cururua.

Esmeria sempre buscou despertar em seus alunos a importância de pensar criticamente e observar o mundo ao seu redor. Em sala de aula trabalhava intensamente com a Educação Socioambiental, promovendo atividades de campo para que os estudantes pudessem conhecer a realidade da cidade e desenvolver uma consciência coletiva. Seu objetivo era fazer com que, em algum momento de suas vidas, esses alunos pudessem fazer a diferença, tanto para si mesmos quanto para a comunidade.

Participante ativa da vida cultural de Ilhabela, participou de concursos de poesia, alcançando o segundo lugar no II Concurso de Poesia – Antologia Poética em 2005. Ela também organizava exposições dos trabalhos de seus alunos e visitas a instituições locais, como a Estação de Tratamento de Água (ETA), ampliando o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento da cidade.

Passou por desafios na Educação, mas nunca deixou que isso abalasse seu amor pela profissão. Ver seus alunos se destacando em várias áreas, ocupando cargos em políticas públicas ou atuando em diversas profissões, é motivo de grande orgulho para ela.

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)

Educador Exemplar