• Ilhabela, 28 de Outubro de 2024.
    25/10/2024
    TÍTULO DE EDUCADOR EXEMPLAR ao professor ADALBERTO HENRIQUE DA SILVA LOPES, concedido pelo vereador Raul Cordeiro, na última terça-feira, 22/10, durante Sessão Ordinária.

Trata-se de honraria prevista em Lei Municipal, conferida aos professores, aposentados ou em atividade, que reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à educação de Ilhabela.

Aos 19 anos, professor Beto iniciou sua vida profissional, assumindo sua primeira sala de aula na Escola Salvador Arena, no ano de 2001. No ano seguinte, efetivou-se no cargo de Professor Adjunto e em março de 2004, novamente se efetivou para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB – I, sendo lotado na Escola Municipal José Benedito de Moraes, no bairro do Reino.

No ano de 2010, foi convidado e exerceu a função de Diretor da escola do Reino, firmou muitas parcerias com a comunidade, sendo propositor do projeto Carinho à Comunidade, que buscava integrar Educação, Cultura e Esporte, tendo o prédio escolar como sede para a prática de tais atividades. Posteriormente, em 2012, assumiu a direção da Escola Dr. Paulo Renato Costa Souza, quando esta ainda estava sendo construída, conduzindo o processo de inauguração da unidade escolar.

Nos anos de 2014 e 2015 atuou como professor mediador na Escola Waldemar Belisário. Retornou à sala de aula em 2016, podendo vivenciar sua verdadeira vocação: o magistério. Paralelo a isso, formou-se em direito, tirando sua Carteira de Advogado no mesmo ano. Sem deixar o magistério, passou a trabalhar como advogado no período da tarde, lecionando na parte da manhã.

Em 2019 assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhabela, onde permaneceu por quase um ano. Retornou para a Direção escolar nos dois anos seguintes, passando pela escola Eurípedes e também Leonardo Reale.

Deixando o exercício da advocacia em segundo plano, voltou a se dedicar exclusivamente à Educação. Com mais de 23 anos de magistério, o professor Beto já atuou diretamente com mais de 2500 alunos, participando de forma direta ou indireta na formação destes, para que se torne com cidadãos plenos. Sempre preocupado com o melhor aprendizado dos seus pupilos, utilizava de muitas artimanhas em sala de aula, desde um violão, compondo paródias com os alunos sobre os temas trabalhados nas disciplinas, até os seus “truques de mágicas”, contação de histórias, teatro e dança.

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)

Educador Exemplar