• Ilhabela, 28 de Outubro de 2024.
    25/10/2024
    TÍTULO DE EDUCADOR EXEMPLAR a professora Doutora ELIANE ALCÂNTARA TEIXEIRA, concedido pelo vereador José Pereira da Silva (Zé Preto), na última terça-feira, 22/10, durante Sessão Ordinária.

Trata-se de honraria prevista em Lei Municipal, conferida aos professores, aposentados ou em atividade, que reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à educação de Ilhabela.

Nascida em um lar de origem muito humilde, mas cercada pelo amor e sabedoria de seus pais, que sempre a incentivaram a dedicar-se aos estudos e à leitura. Com uma infância regrada e marcada pelo compromisso com a educação, trilhou seu caminho em escolas públicas, exceto pela primeira graduação, cursada em uma faculdade particular, o que demandou grande esforço e sacrifícios financeiros.

Ingressou no mercado de trabalho como escriturária em uma Escola Estadual, realizando `bicos´ para custear as mensalidades, demonstrando desde muito cedo sua determinação e autodisciplina.

Apaixonada por artes, música e, principalmente, pela literatura, transformou essa paixão em carreira. Licenciada em Pedagogia e em Letras, dedicou-se profundamente à sua formação acadêmica. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, em 1999 e 2005, respectivamente. Sua carreira docente é vasta e significativa. Foi professora em cursos de Pedagogia e Letras na Faculdade São Sebastião, onde lecionou disciplinas que iam desde a alfabetização e letramento até a literatura portuguesa e brasileira. Sua atuação acadêmica foi além das salas de aula, liderou o grupo de pesquisa “Educação, Diversidade e Políticas Públicas”, ligado à UNISA em parceria com a Faculdade São Sebastião, e coordenou projetos de pesquisa registrados no CNPq.

No Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA, ministrou disciplinas que exploravam diálogos entre literatura e artes, contribuindo para o desenvolvimento de inúmeros pesquisadores e educadores. Como professora titular em diversas instituições e Visiting Professor no prestigiado Middlebury College, nos Estados Unidos da América, compartilhou seu vasto conhecimento sobre Cultura Brasileira com uma audiência internacional.

Autora de livros que abordam a interdisciplinaridade e a obra de autores contemporâneos, como Almeida Faria, José Saramago e Mia Couto, sua contribuição para o campo da literatura é amplamente reconhecida. Atualmente, continua a dedicar-se à educação, lecionando Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental em São Sebastião e na Secretaria de Educação de Ilhabela. Com uma trajetória de vida marcada pela superação, dedicação e amor à educação e à família, segue deixando sua marca em cada aluno, em cada pesquisa e em cada página que escreve. Sua paixão pela literatura e pela formação de novos leitores e pensadores é um legado que continuará a inspirar futuras gerações.

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)

Educador Exemplar