TÍTULO DE EDUCADOR EXEMPLAR a professora ISABEL BARROS DOS SANTOS, concedido pelo vereador Alexander Augusto (Leleco Augusto).
A honraria é prevista na Lei Municipal 1225/2017, concedida aos professores, aposentados ou em atividade, que reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à educação de Ilhabela, e foi entregue durante a Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (22/10).
Nascida em São Caetano do Sul, São Paulo, mudou-se ainda criança para Bom Conselho, PE, terra natal de seus pais, onde viveu uma infância próxima à natureza, indo a pé as escolas no sitio junto à professora e amigos, aprendendo desde cedo o valor do trabalho ao lado dos avós.
Isabel sempre valorizou a educação e carrega uma profunda gratidão à professora Jacira Alves, que a alfabetizou e inspirou seus primeiros passos no conhecimento. Em 2003, já no segundo ano do ensino fundamental, mudou-se para Ilhabela, juntando-se ao pai e à irmã que já residiam na cidade há mais de 10 anos.
Em Ilhabela, foi acolhida pela comunidade das Irmãs Canossianas na Capela São João Batista e conheceu a Pastoral da Criança, onde se dedicou ao trabalho voluntário, sempre estendendo a mão a quem precisasse.
Em 2010, casou-se e, três anos depois, optou por dedicar-se integralmente à criação de seu filho. A paixão pela educação a chamava de volta e em 2016 decidiu retomar sua carreira, inspirada especialmente por sua irmã Elizabete, a quem Isabel vê como um exemplo a seguir.
Com perseverança, bateu às portas da APAE por seis anos, buscando uma oportunidade, até que foi acolhida pela equipe. Iniciou como monitora e no ano seguinte se tornou professora. Assumir uma sala de aula pela primeira vez foi um grande desafio, mas Isabel encontrou apoio em seus colegas e enfrentou cada dificuldade com coragem.
Entre os momentos marcantes de sua trajetória, Isabel destaca o aprendizado ao lado de alunos que utilizavam gastrostomia e traqueostomia, além de um aluno surdo-cego.
Esses desafios a levaram a noites em claro, estudando para oferecer a melhor educação possível, e trouxeram um aprendizado profundo, onde os papéis de professora e aluno muitas vezes se invertiam.
Com cada aluno ela reafirma a importância de trabalhar com a Educação Especial, acreditando que essa missão transforma as pessoas em seres mais humanos e empáticos.
Hoje, Isabel é Pedagoga, Psicopedagoga e especialista em Transtornos do Espectro Autista (TEA), além de seguir estudando na área de Psicomotricidade.
Dedica sua vida com profundo carinho e cuidado à educação de crianças com deficiência, vendo em cada uma delas um ser único e especial. Ela acredita que cada aluno tem um potencial próprio e merece ser acolhido e valorizado em suas particularidades. Para Isabel, trabalhar com essas crianças é mais do que uma profissão, é uma missão que envolve amor, paciência e empatia.
É profundamente apaixonada pelo trabalho que realiza na APAE, e sempre se emociona ao ouvir o hino dessa instituição tão especial. Para ela, as palavras do hino são muito mais que uma simples melodia; elas representam os valores de inclusão, amor e dedicação que fazem parte de sua própria trajetória. Essa emoção traduz o orgulho e a gratidão que ela sente por fazer parte de uma causa tão transformadora, onde cada dia é uma oportunidade de fazer a diferença na vida das crianças e de suas famílias.
|