Ilhabela, 16 de Janeiro de 2018.
Câmara Municipal de Ilhabela - SP
CÂMARA
ATIVIDADE
LEGISLAÇÃO
CIDADE
SERVIÇOS
TV CÂMARA
Trabalhos dos Vereadores
Mateus de Oliveira Pestana



SESSÃO DO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2017
Revitalização no Itaquanduba
O vereador solicitou à Prefeitura o tombamento da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, Igreja Matriz da Vila, como Patrimônio histórico e cultural do município.
Dedicada à Padroeira de Ilhabela, teve origem em uma capela construída na Vila ao final do século XVII por iniciativa do padre Manoel Pereira Marzagão. Por volta de 1793 tal capela precisou ser praticamente reconstruída, obra que durou até 1803. A Igreja Matriz em 1805 foi erguida com pedras, conchas e óleo de baleia, em traços simples de estilo jesuítico colonial. Incorporou formas barrocas entre 1950 e 1964, após ampla reforma comandada por Alfredo Oliani, artista responsável pela recuperação do altar-mor, de 1848; troca do piso, incluindo azulejos de mármore ibérico; ornamentação réplica da antiga Igreja da Sé, de São Paulo; pintura do afresco no forro em louvor à padroeira; Via Sacra em terracota; e esculturas da fachada, dos Santos: Sebastião, Pedro, Paulo e Benedito.
A Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso é um dos cartões postais da cidade, por isso revela-se importante à preservação desse patrimônio histórico.
24 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2017
Revitalização no Itaquanduba
O vereador solicitou à Prefeitura informações referentes à existência do projeto de revitalização do local intitulado Morro dos Mineiros e possibilidade de apresenta-lo através de Audiência Pública. O Bairro do Itaquanduba é um dos mais populosos de Ilhabela e com a revitalização, melhorias de calçamentos e calçadas, corrimão nas escadarias, espaços culturais e de lazer, poderão levar mais qualidade de vida aos moradores e frequentadores do bairro. O vereador ressalta que a regularização fundiária também é um ponto importante, a construção de casas populares auxiliará muitas famílias a terem sua tão sonhada casa e principalmente regularizada junto ao Executivo Municipal.
24 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2017
Piscina Pública
O vereador solicitou à Prefeitura a possibilidade de implantar um ralo de segurança nas piscinas públicas do munícipio. Essa medida tem a intenção de contribuir para a segurança física dos usuários uma vez que previne acidentes por sucção e afogamentos pela ausência de dispositivos que impeçam essas ocorrências.
24 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 03 DE OUTUBRO DE 2017
Periculosidade aos Funcionários da Defesa Civil
O vereador Mateus Pestana (PC do B) solicitou à Prefeitura a possibilidade de pagamento de adicional por periculosidade aos funcionários da Defesa Civil do Município.
Segundo justifica, os funcionários trabalham com ações de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais, preservando e restabelecendo a normalidade. Vale ressaltar que a Defesa Civil não atua apenas nas horas de desastres, mas também com coordenação do mapeamento de risco, palestras, conscientização, plano de contingência, treinamento da população, entre outras atividades.
03 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 26 DE SETEMBRO DE 2017
Cobertura de pontos de ônibus

O vereador Mateus Pestana (PCdoB) solicitou ao Executivo a construção de pontos de ônibus cobertos nas Ruas Minas Gerais e Benedito Mariano Leite. Os locais são os mais utilizados pelos moradores dos bairros, e encontram-se sem a devida cobertura, expondo os usuários de ônibus ao sol ou chuva.
O parlamentar também solicitou em outro requerimento a possibilidade de implantação de luminárias nos pontos de ônibus da cidade. Segundo destaca, com a ausência de iluminação as ocorrências de crimes em vias e espaços públicos são favorecidas.


SESSÃO DO DIA 26 DE SETEMBRO DE 2017
Academia da Saúde no Sul

O vereador Mateus Pestana (PCdoB) solicitou à Prefeitura a possibilidade de implantação de uma Academia da Saúde ao lado da Unidade Básica de Saúde, na Costa Sul. “A Academia da Saúde é um projeto de grande valia e tem como principal objetivo a prevenção de doenças, entre elas, diabetes, hipertensão e colesterol alto, bem como a prática de esportes caminhadas, alongamento, exercícios funcionais e de fortalecimento muscular”, destacou o parlamentar.


SESSÃO DO DIA 26 DE SETEMBRO DE 2017
Quadra no Itaquanduba

O vereador Mateus Pestana (PCdoB) solicitou à Prefeitura a construção de uma quadra poliesportiva coberta para a E.M Profª Ophelia Reale Montanhesi, no Itaquanduba. Mateus (PCdoB) explica que com a ausência de espaço adequado para o desenvolvimento de atividades de educação física na escola, as aulas são prejudicadas, no entanto este é um componente curricular obrigatório.
“A construção da quadra auxiliará na prática de esportes e ainda contribuirá para práticas educacionais, cuja relevância na área social, de saúde e cidadania tem sido cada vez mais reconhecida, será mais um local de lazer para as crianças”, justificou.


SESSÃO DO DIA 26 DE SETEMBRO DE 2017
Campo do Camarão

O vereador Mateus Pestana (PCdoB) solicitou à Prefeitura a possibilidade de cercar com alambrado o Campo do Camarão, local de lazer utilizado pelos moradores do bairro. O objetivo é garantir a proteção, principalmente para as crianças que utilizam o espaço.
Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
Fone: 12-3896.9600