Ilhabela, 16 de Janeiro de 2018.
Câmara Municipal de Ilhabela - SP
CÂMARA
ATIVIDADE
LEGISLAÇÃO
CIDADE
SERVIÇOS
TV CÂMARA
Trabalhos dos Vereadores
Cleison Ataulo Gomes Kodaira



SESSÃO DO DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2017
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) requisita as seguintes informações expostas na sessão do dia 5 de dezembro de 2017:
CDHU Introduzir hidrômetro individual no CDHU, no bairro do Reino. O sistema reduzirá o consumo de água e possibilitará maior controle, rápida detecção de vazamentos, valor agregado à propriedade, além da satisfação dos usuários.
Taxa de sepultamento Informes relativos à taxa de sepultamento. Devido a reclamações de munícipes sobre o valor praticado, o vereador solicita informações com o intuito de esclarecimento aos mesmos.
Dedetização do cemitério Providenciar a dedetização do Cemitério Municipal, na Vila, para que os visitantes não sintam constrangimento na hora de visitar seus entes queridos, pois no momento da oração acabam se deparando com insetos desagradáveis.
Ar condicionado no Ciretran Efetuar instalação de aparelhos de ar condicionado no Ciretran. Buscando melhorar a qualidade de atendimento e condições de trabalho, é que se faz imprescindível a instalação dos aparelhos.


SESSÃO DO DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2017
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) solicitou à Prefeitura em seus requerimentos lidos na sessão de 28 de novembro de 2017 as seguintes melhorias:
Calçamento
Efetuar calçamento da Rua Ibraim José Boabaid, no bairro Perequê. Em dias chuvosos, a situação se complica ainda mais por conta da lama, e em dias ensolarados, o problema é com a poeira. A pavimentação se faz de extrema necessidade, para melhor fluxo na via.
Cópia de documentos
Encaminhar cópia do processo licitatório que possibilitou o contrato entre a empresa Expresso Fênix e o município. O vereador recebeu a informação de que a empresa poderia afetar os bolsos dos munícipes com a possibilidade de volta dos cobradores de ônibus, conforme propõem o projeto de lei 88/2017, de sua autoria. Em decorrência deste fato o vereador solicita cópia integral do processo licitatório, para esclarecer a população.


SESSÃO DO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2017
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) solicitou em forma de requerimento ao Executivo as seguintes informações na sessão de 21 de novembro de 2017:
Obras do município Informações referentes às obras executadas pela Prefeitura, desde o início do ano até a presente data. Com intuito de esclarecer a questionamentos de munícipes, pois grande parte da mão de obra do município é de empreiteiros, pedreiros, ajudantes, encanadores e eletricistas que procuram o vereador em busca de informações sobre as obras.
Navio “Professor W. Besnard”
Informações referentes aos gastos com o navio “Professor W. Besnard” atualmente atracado em Santos. Em consonância com o artigo 31 da Constituição Federal, o vereador, em sua função vem fiscalizar e acompanhar a execução do orçamento municipal e verificar a legitimidade dos atos do Poder Executivo através dos pedidos de informações supramencionados.
Melhorias em atendimento bancário Informar se a Lei Municipal 320/2005, que dispõe sobre o tempo de atendimento ao público nas agências bancárias estabelecidas no município, está sendo respeitada. Nos últimos meses, têm sido constantes as reclamações dos clientes em relação ao atendimento que recebem por parte das instituições financeiras. Deve se esclarecer ainda que o prazo máximo para atendimento de usuários em filas de espera nos estabelecimentos bancários é uma questão inserida no contexto da prestação de serviços onde as instituições financeiras configuram como fornecedores.
Lombo-faixas Implantar lombo-faixas nos locais onde há faixas de pedestres. Recentemente, quase toda a malha viária do município foi pavimentada, melhorando as condições de tráfego para os motoristas, no entanto, alguns condutores imprudentes transitam em alta velocidade. A instalação das lombo-faixas pode oferecer mais segurança para os pedestres, pois os veículos serão obrigados a reduzir sua velocidade.



SESSÃO DO DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2017
O Vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) encaminhou para a Prefeitura as seguintes sugestões em forma de requerimento, lidos na sessão do dia 14 de novembro:
Lixeiras Comunitárias
Que seja implantada uma lixeira comunitária na entrada da Rua do Camarão. No local existe uma lixeira de madeira construída por moradores, porém o volume de lixo excede a capacidade, fato que vem atraindo urubus, ratos, cobras e baratas.
Também solicitou a troca da lixeira comunitária na Rua Benedito Mariano Leite, na altura do número 818, no bairro Barra Velha. Em diligências pelos bairros o vereador se deparou com um depósito de lixo devido à incapacidade de ser contido pelo fato da lixeira estar quebrada e não suportar os resíduos.
Limpeza de caixas d´água nas escolas
Que seja efetuada a limpeza semestral das caixas d’água nas escolas. A água é um elemento importante para a saúde e deve ser potável. Para o vereador, estabelecer a análise e a fiscalização semestral da qualidade da água dos reservatórios das escolas e creches do município é de extrema importância e, sobretudo, garantir condições para discriminar se a água está em condições para o consumo, não oferecendo riscos à saúde de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.
Agente de trânsito na Avenida Princesa Isabel Disponibilizar um agente de trânsito na ‘lombofaixa’ localizada na Av. Princesa Isabel em frente ao frade no horário das 12h às 14h todos os dias. Por se tratar de uma área comercial, o fluxo de pedestres é sempre intenso e cresce ainda nos horários de almoço e também de saída e entrada nas escolas.
Câmeras de segurança na ponte estaida
Instalar câmeras de segurança na ciclovia elevada e ponte estaiada, localizada na Rua Prefeito Geraldo Augusto P.C. Junqueira, no Perequê. O vereador relata que vem recebendo diversas reclamações dos munícipes que transitam no local. O uso de drogas ilícitas, abuso do álcool e atos sexuais são algumas das reclamações apontadas pelo vereador. Para ele, a instalação das câmeras de segurança ajudará a inibir esse tipo de ação.
Iluminação na rotatória da Rua Benedito Mariano Instalar poste de iluminação na rotatória da Rua Benedito Mariano Leite. O vereador solicita a iluminação no local para dar mais segurança aos pedestres que transitam no entorno.


SESSÃO DO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2017
Casa de Repouso
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) solicitou que a Prefeitura estude a possibilidade de instalar uma casa de repouso para idosos em Ilhabela. O vereador relata que hoje, com a necessidade de trabalhar, os membros das famílias necessitam pagar alguém para cuidar de seus entes idosos. O problema se agrava caso o idoso apresente doenças como alzheimer, paralisias decorrente de derrame, pressão alta, entre outros. Para o vereador, a casa de repouso pode oferecer diversos serviços, como por exemplo, médicos (enfermagem, nutrição, fisioterapia, dermatologia, ortopedia) e de lazer (comemorações de datas festivas, recreações, canto e música com amigos e familiares), com o objetivo de garantir uma qualidade de vida que os idosos poderiam não estar tendo em casa.
31 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2017
Coreto na Barra Velha
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) solicitou à Prefeitura a construção de um coreto na praça da rotatória da balsa, na Avenida Brasil, bairro Barra Velha.
O vereador ressalta que os coretos além de serem coberturas que abrigam bandas musicais e concertos ao ar livre, também são lembranças de uma tradição cultural e remetem a beleza do Brasil Colonial. Essa pode ser mais uma opção de espaço cultural no município.
31 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2017
Reservatórios de água nos bairros
O vereador Cleison Ataulo Gomes, O Cleison Guarubela (DEM) solicitou à Prefeitura a implantação de reservatórios de água nos bairros. Nos feriados, costuma-se faltar água nos bairros devido a grande demanda gerada pelos turistas, além disso, no verão, o fluxo de água diminui o que é natural pela estação. “Somando os dois fatores o resultado são munícipes insatisfeitos por não terem um dos serviços essenciais à saúde atendidos, e isso não por força maior, que seria a falta de água em si, mas por uma má organização e distribuição, tendo em vista que a cidade conta apenas com um reservatório de água, atualmente localizado no bairro Água Branca”, justificou o parlamentar.
24 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2017
Sabesp
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) questionou a Prefeitura sobre informações referentes ao valor investido mensalmente pela Sabesp nos serviços prestados ao município e quais os rendimentos da empresa em Ilhabela. Cleison relata que as informações são necessárias para melhor conhecer as ações executadas pela estatal, os eventuais problemas existentes, o valor dos investimentos efetuados, além das condições financeiras e econômicas da empresa, especificamente em relação ao município de Ilhabela.
24 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2017
Calçadas na Avenida Ernesto de Oliveira
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) questionou a Prefeitura sobre foi a realização de vistoria para avaliar a situação e elaborar um estudo para que seja feito o recuo de dois muros para ampliação de calçada na Av. Ernesto de Oliveira, próximo à igreja Morumbi, no bairro Água Branca.
Em resposta a um requerimento anterior, também de autoria do vereador, a Secretaria de Obras e Planejamento Urbano esclareceu que seria realizada tal vistoria para avaliar a situação, pois era necessário um estudo para fazer a readequação no local.
O parlamentar relata que os muros dos dois lados da rua estão obstruindo a passagem dos pedestres, pois ocupam a maior parte do espaço destinado aos transeuntes, tornando o local propício a acidentes. “Por não conseguirem utilizar a calçada do local os pedestres acabam ocupando a guia e parte da rua, em um trecho que é próximo a uma curva e os carros trafegam em alta velocidade. Sem dúvidas são necessários reformas para proporcionar conforto e segurança a todos que passam pelo local”, garantiu.


SESSÃO DO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2017
Redutor de velocidade
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) informou à Prefeitura a necessidade de instalação de corrimão e a manutenção dos patamares da escada situada na Viela Elaine Rocha Peres, no bairro do Camarão. O vereador recebeu questionamentos de moradores sobre a ausência de corrimão e a situação precária dos patamares. A escada que é bem extensa e conta com um grau de inclinação acentuado, acaba sendo um caminho difícil a todos os que passam pelo local, principalmente idosos e crianças.
10 de Outubro de 2017


SESSÃO DO DIA 19 DE SETEMBRO DE 2017
Autoescolas

O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM), solicitou à Prefeitura informações sobre a possibilidade de transferência do local utilizado para as aulas de autoescola ser transferido para a Rua Benedito Sampaio dos Anjos, no Perequê. Atualmente as aulas são realizadas na Rua José Carlos Siqueira, no bairro da Barra Velha.
O vereador ressalta que vem sendo procurado constantemente por munícipes, pois a rua utilizada atualmente é considerada reduzida para tais práticas. A transferência do local das aulas trará melhora ao desenvolvimento e qualidade das aulas.


SESSÃO DO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2017
Orla do Engenho D’Agua
O vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) questionou a Prefeitura de Ilhabela sobre a possibilidade de elaboração de um projeto para a instalação de quiosque e ducha na orla da praia do Engenho D’Agua. Cleison ressalta que, a praia é pouco frequentada pela falta de estrutura, sendo assim quiosques com banheiros públicos e duchas na referida praia seriam a possibilidade de promover desenvolvimento econômico, atraindo banhistas.
14 de Setembro de 2017
Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
Fone: 12-3896.9600