• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    06/03/2013

Foto: Leninha Viana

Câmara homenageia mulheres destaque no Serviço Social em Sessão Ordinária

A primeira sessão Ordinária do mês de março da Câmara de Ilhabela realizada nesta terça-feira (5/3) foi marcada por homenagens às mulheres que se destacaram na prestação de serviços sociais e assistenciais no município, numa lembrança ao Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março.

Os pares Professora Dita (PTB), Luizinho da Ilha (PCdoB) e a presidente Maria das Graças, Gracinha (PSD) indicaram, cada um, cinco nomes para receber uma certificação de honra emitida pela Casa de Leis.

As homenageadas da vereadora Professora Dita foram a educadora Carmem Seibel, vice-diretora da Escola Estadual Professora Maria Gemma de Oliveira, na Barra Velha; a presidente de seu partido e enfermeira obstétrica, Juliana Storti, a auxiliar de enfermagem Aparecida Celeste de Oliveira Silva Jesus; a cabeleireira Valdecina Pestana de Oliveira, popularmente conhecida como Deka e a advogada Marília da Silva Barbosa.

Luizinho da Ilha (PCdoB) homenageou a líder comunitária Zildai Pereira de Oliveira, conhecida por Dona Dai; a presidente da Associação Afrodescendente de Ilhabela (Amai), Noemi Petarnella, a jornalista, professora de Educação Física e defensora das causas animais, Salete Magalhães, a ex-vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato e a veterinária Olga Loureiro.

A presidente da Câmara, Maria das Graças, Gracinha (PSD), optou por homenagear todas as mulheres da equipe de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Municipais na pessoa da senhora Maria Ubirajandia Garcia de Monte; a ex-vereadora Maria D’Ajuda da Silva Lisboa (Lia Baiana), a Congregação Religiosa das Irmãs Canossianas, na pessoa da irmã Dilma Bonini; a senhora Lucia Helena Zuim Santiago, em nome de todas as líderes atuantes na Pastoral da Criança e a senhora Lucileide Maria da Conceição, em nome de todas as mulheres que integram a Associação do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Ilhabela.

A homenagem às mulheres que se destacam nos serviços sociais é uma prerrogativa da 174/2003, de autoria da hoje presidente da Casa, vereadora Gracinha (PSD), proposta em sua primeira passagem pela Câmara ilhéu.

Além das homenagens, os pares aprovaram 18 requerimentos, uma moção de apelo e outras 61 indicações. Foi encaminhado para as Comissões Permanentes da Casa também os Projetos de Lei 12 e 13/2013. O primeiro concede reajuste salarial de 5,91% aos servidores da Casa de Leis e o segundo cria e extingue cargos e modifica a Lei 533/2007, que reorganiza a estrutura administrativa da Câmara, reformula o seu quadro de pessoal, institui carreiras para os servidores e dá outras providências, este último apresentado em atendimento ao TAC – Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público local no fim da gestão passada.

Tribuna

Na Tribuna, apenas o vereador professor Valdir Veríssimo (PPS) fez uso da palavra, apresentando aos presentes fotos alusivas aos requerimentos de sua autoria aprovados na sessão Ordinária do dia 26 de fevereiro, no qual questiona o aterro, remoção de pedras e supressão de vegetação em área de faixa de marinha numa residência situada no bairro do Cabaraú, região sul do arquipélago bem como irregularidades na construção de um condomínio denominado Maritacas, na mesma região. “Enviei requerimentos a todos os órgãos competentes e quando tiver as respostas, vou pessoalmente ao Ministério Público Ambiental em São José dos Campos denunciar essas aberrações. Não vou me calar diante de tamanho absurdo”, avisou.

A próxima sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela está marcada para terça-feira, 12 de março, às 18h com transmissão ao vivo pelo www.camarailhabela.sp.gov.br.