• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    13/04/2016

    Alunos da E.M. Mércia do Nascimento Dias visitam Poder Legislativo de Ilhabela

    O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Adilton Ribeiro (DEM) e as vereadoras Rita Gomes, a Dra. Rita (PTdoB) e Gracinha Ferreira (PSD) recepcionaram na tarde de terça-feira (12/4) alunos do 3º ano da Escola Municipal “Mércia do Nascimento Dias”. Os pequenos munícipes aproveitaram para saber tudo sobre as atividades dos parlamentares e atribuições do Poder Legislativo.

    A visita faz parte do projeto “Eu amo o lugar onde eu vivo” que nasceu dentro de uma iniciativa maior denominada “Gentileza gera Gentileza” desenvolvida há cerca de três anos pela instituição de ensino. Segundo a professora da turma, Cristiane Fonseca, depois de uma pesquisa em sala de aula, ela descobriu que a maioria dos estudantes não é natural do município e não conhecia o lugar onde mora. “O projeto foca no patrimônio histórico e cultural da cidade. Trouxemos os alunos para saber o que os vereadores estão fazendo para ajudar a cuidar do nosso município e se existem leis que garantem isso”, destacou a educadora.

    Muito à vontade no plenário da Câmara e inclusive sentada na cadeira da presidência, a pequena Luana Valentina de Jesus, 8 anos, gostou da experiência. “Quando eu chegar em casa vou contar aos meus pais que a visita foi muito legal e que os vereadores fazem coisas para ajudar a nossa cidade”, contou. Cheia de atitude, respondeu logo que sim quando perguntada se no futuro gostaria de ocupar uma posição no Legislativo.

    Com a avidez de quem quer aprender, os cidadãos mirins quiseram saber por que criança não vota e se o voto precisa ser secreto. Outras perguntas também surgiram sobre as atividades dos vereadores, sessões de Câmara, meios pelos quais os vereadores podem ajudar a população ou contribuir para proteger o patrimônio da cidade.

    Os vereadores presentes aproveitaram para parabenizar a iniciativa da professora e principalmente o interesse dos estudantes, que embora tão pequenos já começam a entender a importância de exercer a sua cidadania.

     

    A próxima visita da turma já está programada e será no Museu Náutico de Ilhabela, para prestigiar a exposição sobre o centenário do navio Príncipe de Astúrias.





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600