• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    09/12/2015

Câmara aprova Moção de Pesar pelo falecimento do caiçara Benedito Amaral

A Câmara de Ilhabela aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do caiçara Benedito Amaral no último dia 1º/12, vítima de câncer. A iniciativa foi do vereador Cleison Ataulo Gomes – Guarubela (PRB) e aprovada por unanimidade na sessão Ordinária da última terça-feira (8/12).

Benedito Amaral foi um dos filhos mais ilustres de Ilhabela. Nasceu em 7 de setembro de 1926, no bairro da Cocaia, era casado com  Maria Terezinha Amaral, com quem teve seis filhos, além de 15 netos e oito bisnetos.

Sorridente e amigo de todos, era amante da terra natal e do seu país. Foi bagaceiro nos engenhos de Cana da ilha colonial e carpinteiro, sendo responsável pelas construção da primeira balsa que fazia a travessia entre o arquipélago e São Sebastião, e das seis pontes que fazem a ligação da avenida principal da cidade, que liga as regiões norte e sul, nos bairros Borrifos, São Pedro, Taubaté, Barra Velha, Itaguassú e Santa Teresa.

Benedito Amaral também ajudou a reformar a escola da comunidade tradicional da Ilha dos Búzios, construiu a capelinha de Nossa Senhora Aparecida, na Cocaia, foi encarregado na prefeitura na gestão do prefeito Eurípedes Ferreira da Silva e prestou serviços ao Yacht Clube de Ilhabela. Seu maior feito profissional, no entanto, foi servir a Força Aérea Brasileira por cinco anos, entre 1948 e 1953, onde foi considerado um dos melhores soldados da época.

Aos 89 anos, em setembro passado, foi homenageado pela Câmara de Ilhabela com o título de Gratidão Caiçara em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nossa cidade, uma iniciativa também do vereador Cleison Guarubela (PRB).