• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    07/02/2013

Projeto que institui “Pedras do Sino” como Patrimônio Histórico-Cultural e Turístico é reapresentado

O parlamentar Valdir Veríssimo, Prof. Valdir (PPS) reapresentou na última sessão da Câmara de Ilhabela (5/2), o Projeto de Lei que institui como Patrimônio Histórico-Cultural e Turístico, as “Pedras do Sino”, na Praia de Garapocaia, norte do município.

“As “Pedras do Sino” são popularmente conhecidas pelo som que emitem ao atrito com outros materiais, assim tornando-as referência turística aos visitantes do arquipélago. As pedras possuem sua fama junto a arte, sendo citadas em diversas poesias, letras de músicas e em livros de renomados poetas”, relatou.
    Conforme a lenda, o guerreiro São Sebastião emitia o alerta da chegada de piratas, batendo contra as pedras e emitindo o som semelhante ao badalar de sinos de Igreja, despertando e preparando a população para receber os saqueadores. Lutando bravamente, São Sebastião fez os inimigos recuarem em pouco tempo, e ao retornar da batalha, foi aclamado pelo povo que sempre questionava de onde surgiu tal som que despertou os moradores, que por sua vez achavam que eram os sinos da Igreja da Armação. Os únicos que sabiam relatar o fato eram os indígenas que apontavam para tais pedras, dizendo Garapocaia, Garapocaia.

Hoje as “Pedras do Sino” são uma das grandes atrações para turistas, que chegam a gravar o som que elas emitem para mostrar a todos esta grande riqueza Histórico-Cultural.

A proposta já havia sido apresentada pelo mesmo vereador no ano de 2009, sendo reprovada pelos demais parlamentares na época, e reapresentada em 2011 pelo ex-vereador Luiz Mario de Almeida Matarazzo (Marinho), a qual foi retirada pelo mesmo antes de ir à votação.

O projeto foi reapresentado aos vereadores e está em tramitação pelas Comissões Permanentes da Casa de Leis.