• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    07/02/2013

Notas do Legislativo Ilhéu

Principais Requerimentos da Sessão Ordinária de 5/2

Pavimentação

Entre os requerimentos aprovados na sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela, estão os da vereadora Lia Baiana (PR) que questionam a Prefeitura sobre a possibilidade de pavimentação de algumas ruas do arquipélago. A parlamentar anexou fotos aos documentos para mostrar a situação das vias, bem como relatou os incômodos sentidos pelos moradores. Lia solicitou atenção da Prefeitura para a Travessa Manoel Correia Filho, no Portinho e para trechos das ruas da Senzala e Vereda na Barra Velha. A parlamentar requereu ainda a instalação de uma lixeira na esquina da Rua Manoel Correia Filho, no Portinho.

Canoa Vencedora e Área de Lazer

A vereadora Lia Baiana (PR) também teve requerimentos aprovados que questionam à Prefeitura quanto à possibilidade da instalação de uma nova placa com as informações históricas que acompanham a Canoa “Vencedora”, alocada ao lado da sede do Parque Estadual de Ilhabela na Vila. A parlamentar mostrou, por meio de fotos, que o equipamento está em condições precárias e dificulta a leitura das informações sobre a importância do patrimônio histórico e cultural da cidade. Outro documento de sua autoria aprovado por unanimidade requer ao Executivo a hipótese de desapropriação de um terreno localizado na esquina da Rua Boa Vista com a Rua Benedito Mariano Leite, no alto da Barra Velha, para a construção de uma área de lazer destinada aos moradores da região.

Libras, Redutores de Velocidade e mais horários de ônibus

A vereadora Benedita Maria, Professora Dita (PTB) também teve requerimentos aprovados na sessão da última terça-feira (5/2). Entre as matérias de sua autoria está a que questiona a possibilidade de criação de um curso de Ensino de Libras destinado a deficientes auditivos, professores, alunos da comunidade ouvinte e pais de alunos com deficiência auditiva. É de autoria da vereadora também o documento que pede ao Executivo a instalação de redutores de velocidade na rua Prefeito Geraldo da Cunha Junqueira, no Perequê, bem como o requerimento que solicita a ampliação da grade de horários das linhas de ônibus para os moradores do Green Park.

Zona Azul, Readequamento de Postes e Clínica de Dependentes

Professora Dita teve ainda outros quatro requerimentos aprovados, o que indaga do Executivo o valor arrecadado com o sistema de estacionamento rotativo Zona Azul no exercício passado, bem como o qual foi destino do dinheiro e os que solicitam à Elektro, empresa concessionária de energia na cidade sobre a possibilidade de relocação de postes na Rua Pedro Garcia na Barra Velha e a correção da inclinação dos postes dispostos entre a Ilha das Cabras e o Ilhote, na costa sul do arquipélago. Por fim, a parlamentar requer ao Executivo informações quanto a existência de convênios ou parcerias com clínicas de recuperação para internação de dependentes químicos.

Chancela, Conclusão de Pavimentação, Coleta de Lixo e Telefone Público

O vereador Thiago Santos, Dr. Thiago (PSDC) teve vários requerimentos aprovados na última sessão ordinária da Casa de Leis ilhéu. Entre as proposituras estão a que requer à Prefeitura informações sobre a possibilidade de instalação de chancela ou tartarugas/olho de gato nas proximidades das cabines de cobrança da TPA – Taxa de Preservação Ambiental na área da balsa, na Barra Velha, visando dar mais segurança aos funcionários do local; bem como os que cobram a previsão da conclusão da obra de pavimentação da Rua Antônio Carlos Ayres da Fé no mesmo bairro. Ainda sobre a mesma via, o parlamentar quer saber se é possível a construção de um estacionamento público. Dr. Thiago assinou ainda os requerimentos que solicitam a ampliação do serviço de coleta de lixo na Avenida São Paulo e o pedido de instalação de um telefone público na Avenida Perimetral Norte destinado aos moradores da Pacuíba.

Divulgação do Disk Denúncia 181

O vereador Onofre Sampaio (PTdoB) teve um requerimento aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara de Ilhabela que versa sobre o cumprimento da Lei 748/09, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação do “Disque Denúncia 181” no município. Sampaio justifica seu questionamento destacando o expressivo resultado alcançado com inúmeras operações deflagradas com êxito pelas Polícias Civil e Militar após intensificação da divulgação do número por parte do Conselho Municipal de Segurança. Para ele, a manutenção e continuidade do cumprimento da referida legislação é o caminho para alcançar os resultados esperados pela sociedade. “uma Ilhabela mais segura e tranquila”.

Carnaval

A presidente Maria das Graças, Gracinha (PSD) assinou portaria suspendendo o expediente da Câmara entre os dias 11 e 13 de fevereiro (segunda à quarta-feira) em decorrência das festividades carnavalescas. O expediente da Casa volta ao normal na quinta-feira dia 14/2, com atendimento ao público das 10h às 17h e sessão ordinária às 18h. Mais informações (12) 3896.9600/9621 ou imprensa@camarailhabela.sp.gov.br.