• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    23/09/2015

Vereadores derrubam novos Vetos a projetos de sustentabilidade

Os vereadores de Ilhabela derrubaram por unanimidade dois vetos do Executivo a projetos que dispunham sobre instalação de sistemas de energia solar e sistemas de captação e aproveitamento de água em prédios públicos na sessão da última terça-feira (23/9). As proposituras tinham sido apresentadas respectivamente pelos vereadores Thiago Santos, Dr. Thiago (SD) e Luiz Paladino, Luizinho da Ilha (PCdoB).

Na discussão dos vetos, os vereadores alegaram que, embora o Executivo apontasse inconstitucionalidade da matéria, o tema era de suma importância, sendo necessário planejar o município visando a sustentabilidade.

Os pares Rita Janete, Dra. Rita (PTdoB) e Sampaio Junior (PROS), chamaram a atenção para a incoerência do Executivo, uma vez que na mesma noite foi lido o projeto da nova Planta Genérica, que prevê incentivos a munícipes que adotarem iniciativas sustentáveis. “Quer dizer que o munícipe pode se planejar e o município não? Temos que dar exemplo. Nesse sentido, sou contrária ao veto”, justificou Dra. Rita (PTdoB). “Parece que na prefeitura não há diálogo entre os setores. No mesmo dia temos aqui um projeto que incentiva a medida e um veto contra a mesma medida. Nos deixa meio atônitos”, completou Sampaio.

O vereador Cleison Guarubela (PRB) também usou a palavra para se posicionar contra o veto. “A gente vê tanta água escorrer pelo ralo, não há custo nenhum para o município em se programar para fazer sistema de captação de água e energia solar. Temos que primar pelo meio ambiente”, opinou.

Os autores dos projetos também se posicionaram. “Água e energia são bens muito preciosos que valem ouro. Acredito que esses projetos executados em conjunto hão de fazer uma grande diferença”, disse Dr. Thiago (SD). “O Executivo muitas vezes não consegue executar o planejamento necessário e esse é o papel do Legislativo, pensar e discutir melhorias para o município junto com a sociedade”, justificou Luizinho (PCdoB).

O projeto de resolução que disciplinava o uso de veículos oficiais da Casa, também constante na pauta da Ordem do Dia da Sessão, foi retirado da pauta para readequação.