• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    05/08/2015

Câmara de Ilhabela aprova Projetos de iniciativa sustentável

Os vereadores de Ilhabela aprovaram dois projetos com ênfase na sustentabilidade na primeira sessão Ordinária após o recesso de julho, realizada terça-feira (4/8). As matérias foram aprovadas por unanimidade dos presentes, já que a parlamentar Benedita Gonzaga, Profª Dita (PTB) esteve ausente por motivos particulares.

O PL 32/2015, de autoria do vereador Dr. Thiago Santos (SDD) “Dispõe sobre a instalação de sistemas de energia solar para iluminação nos prédios públicos” e foi muito elogiado pelos vereadores pelo momento oportuno da propositura, assim como o PL 35/15, proposto pelo vereador Luizinho da Ilha (PCdoB), que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de incluir nos projetos de Novas Edificações de propriedade do município, a instalação de sistemas de captação e aproveitamento de águas de chuva a serem consumidas nas edificações”.

“Como arquiteto acredito que iniciativas como essa devem ser atendidas e priorizadas pela administração pública, afinal a sustentabilidade não pode estar apenas no slogan ou na fala dos administradores”, opinou Luiz Paladino, Luizinho da Ilha (PCdoB).

Os vereadores Sampaio Junior (PROS) e Rita Janete, Drª Rita, ressaltaram a importância de implementar políticas públicas visando o momento econômico e também o desenvolvimento sustentável. “São tempos bicudos na economia, são iniciativas que vêm de encontro a algo que será extremamente necessário doravante”, disse Sampaio (PROS).  “Precisamos pensar como política públicas, pois dando exemplo, a administração poderá posteriormente cobrar a mesma iniciativa dos munícipes”, completou Drª Rita (PTdoB).

Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) também destacou o momento econômico enfrentado pelo país, onde “todos estão sentindo o reflexo no bolso. Iniciativas para combater a crise hídrica são essenciais”. Cleison Guarubela (PRB) também votou favorável às proposituras.      “Faço questão de registar meu voto favorável porque sustentabilidade é mais que necessária no país”.

O vereador Thiago Santos, Dr. Thiago (SD), salientou que tanto seu projeto quanto o do colega Luizinho vêm de encontro ao futuro, onde acredita que cada município deverá ser responsável pela geração da própria energia. O parlamentar salientou ainda que não acredita que as matérias tragam custo para o Executivo. “Vai trazer economia. É um investimento que vai durar para sempre. O custo-benefício vale a pena”.

Vetos

Na mesma sessão, foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes da Câmara para análise sete vetos totais apostos pelo prefeito Toninho Colucci (PPS) a projetos aprovados pela Casa no semestre passado.  Quatro projetos versavam sobre denominação de via pública, apresentados pelos vereadores Gracinha Ferreira (PSD) e Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB).

Também foram vetados pelo Executivo o projeto que dispunha sobre instalação de Bicicletários em prédios públicos, de autoria do parlamentar Luizinho da Ilha (PCdoB) e o projeto que pretendia fixar quadros informativos com nome, registro profissional, dias e horários de atendimento dos médicos nos postos de saúde e no Hospital Mário Covas, apresentado pelo edil Thiago Santos, Dr. Thiago (SD).

O projeto proposto pelo próprio Executivo, visando alterações na Lei de concessão do Programa Bolsa Atleta, que recebeu emendas por parte da Casa, também teve veto integral aposto pelo prefeito.

A próxima sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela será na terça-feira (11/8) a partir das 18h.