• Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    13/05/2015

Câmara homenageia ‘filhos da terra’ na 15ª Semana da Cultura Caiçara

A Câmara de Ilhabela homenageou sete moradores nascidos no município em comemoração à 15ª Semana da Cultura Caiçara durante a Sessão Ordinária da terça-feira (12/5). Os homenageados foram indicados pelos vereadores Luiz Paladino de Araújo, Luizinho da Ilha (PCdoB) e Benedita Gonzaga, Profª Dita (PTB), com aprovação unânime pelos membros da Casa.

Luizinho da Ilha (PCdoB) homenageou os irmãos Joásio e Paiva de Souza, pescadores e artesãos. Caiçara de família tradicional, Joásio arrumou o primeiro emprego aos 13 anos, como ajudante de carpinteiro. Foi marceneiro, pescador, trabalhou um tempo fora de Ilhabela, mas voltou à terra natal e arrumou um emprego em uma loja de departamentos. Nessa época, o dom até então adormecido foi despertado por incentivo do irmão Davi e, há mais de 20 anos, Joásio sustenta a família com seu artesanato genuinamente caiçara.

O irmão, Paiva de Souza, trabalhou na pesca, cerco flutuante em Santos, voltou a Ilhabela onde foi servente, pedreiro, faxineiro, carpinteiro e marceneiro, mas sempre pescador. Ingressou nos quadros funcionais da Prefeitura a convite do então prefeito Gilson Tangerino e emprestou seu talento ao município durante sete anos. Paiva construía em madeira toda a estrutura para receber a iluminação e caixas de som durante o Carnaval da cidade, onde nos dias atuais são usadas estruturas metálicas. Hoje constrói relíquias em madeira, mantendo a tradição.

Também homenageada por Luizinho da Ilha, Benedita Aparecida Leite Costa, a Dona Ditinha, nascida há quase 53 anos pelas mãos de uma parteira na Ilha dos Búzios, comunidade tradicional de Ilhabela, ajudou, durante anos, a mãe nas tarefas diárias e o pai na pescaria, ofício que até hoje rende o seu sustento e de sua família. Tornou-se artesã de qualidade e não guardou o conhecimento para si, sendo responsável por ensinar a arte caiçara por 11 anos nas oficinas culturais da secretaria municipal de Cultura. Atualmente, Ditinha divide seu tempo entre a família na ilha dos Búzios, as encomendas de artesanatos, a pescaria com o marido e as responsabilidades da Colônia dos Pescadores de Ilhabela, que preside desde 2012.

A noite também foi de homenagens ao senhor Pedro de Moraes Santos, conhecido no arquipélago por Pedroca. Famoso por sua habilidade com as redes, ainda hoje muitos o procuram para consertar ou mesmo fazer novos apetrechos. Hoje com 80 anos, pode ser visto diariamente com seu carrinho de pastel e bebidas na Prainha de Santa Tereza, junto ao Entreposto de Pesca, na região central da cidade. “Mais que um lanche ou uma bebida, “seu” Pedroca oferece sempre uma boa história e contagia todos com seu bom humor, trazendo luz aos dias escuros apenas com seu característico sorriso bonachão e sincero”, ressaltou o vereador Luizinho (PCdoB).

A vereadora Profª Dita (PTB) iniciou suas homenagens pelo caiçara Benedito Esteves, popularmente conhecido por “Dito Cachimbo”, um dos participantes mais ativos das manifestações culturais da cidade, como o Caiapó, Congada de São Benedito e Folia de Reis, entre outras. Amante da cultura caiçara e de suas raízes, sempre procurou manter viva a tradição e até hoje para relembrar os velhos tempos, seu Dito Cachimbo ou Dito de Julita como é carinhosamente chamado, toca viola e canta antigos versos, junto com sua família e amigos, relembrando com saudades os tempos que alegraram tanto a sua vida.

O outro homenageado da noite pela vereadora foi o professor Adilson Benedito do Nascimento, que presta relevantes serviços à história e cultura do município. Adilson atuou em projetos importantes para o resgate da cultura caiçara, sempre se dedicando às festividades de cunho histórico, folclórico e religioso da cidade. Participa da Apari (Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela) na organização dos Festivais da Sardinha e da Tainha e nos dois últimos anos desenvolveu o projeto “Resgate e Preservação da Cultura Caiçara” nas escolas municipais Leonardo Reale e Paulo Renato, com o objetivo de fazer com que a população, seja ela de origem local ou migrante, crie ou restabeleça laços de pertencimento com a cidade.

Benedita Gonzaga (PTB) homenageou ainda a senhora Maria da Silva Pinto Albuquerque, a Dona Izanil, que tem participação significativa na história da saúde e da cultura da cidade. Filha de Eva Esperança Silva, a parteira mais conhecida do arquipélago, Dona Izanil sempre foi uma mulher à frente do seu tempo. Herdou da mãe a tarefa de levar em frente à ucharia da Festa de São Benedito, trabalhou no setor de enfermagem do Hospital de São Sebastião por mais de 20 anos, e no ano de 1972 veio trabalhar na Santa Casa de Ilhabela, onde permaneceu até 1991, ano de sua aposentaria. Durante seu trabalho em Ilhabela, assistiu a muitos partos e mesmo estando de folga prestou assistência de enfermagem aos Ilhabelenses, em razão disso, possui grande número de afilhados. Recentemente, o posto de saúde do alto da Barra Velha recebeu seu nome, como homenagem por sua vida de dedicação a essa área.

No uso da Tribuna, o parlamentar Luizinho da Ilha (PCdoB) ressaltou a importância de valorizar os caiçaras. “Hoje estamos comemorando um grande orçamento e muitos avanços em nossa cidade que só tiveram esse resultado por conta da luta de muitos caiçaras de corpo e alma que fizeram e fazem a história na nossa cidade”. Professora Dita (PTB) também usou a Tribuna para falar dos seus homenageados e da Semana de Cultura Caiçara. “Pra entrar na política é preciso gostar de gente. Valorizar essas pessoas, porque quem procura os políticos são sempre os que mais necessitam e os mais humildes”, finalizou.