• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    11/05/2015

    Painel de Requerimentos e Indicações 

    Acompanhe o trabalho do seu vereador!!

     

    Adilton Ribeiro (PSD)

     

    Reforma UBS Água Branca

    O vereador presidente da Câmara de Ilhabela, Adilton Ribeiro (PSD), apresentou requerimento ao Executivo cobrando reforma no prédio da Unidade Básica de Saúde da Água Branca. O parlamentar explica que em visita ao local, pode constatar diversas deficiências no prédio, com paredes mofadas e até sala interditada por conta do teto que cedeu. Segundo Adilton, alguns funcionários relataram que foi enviado relatório a Prefeitura solicitando os reparos há seis meses e ainda não houve devolutiva. O vereador quer saber se há obras previstas para o local e quais os prazos para início dos trabalhos.

     

    Iluminação e pavimentação na Água Branca

    Adilton Ribeiro (PSD) indicou ao Executivo a instalação de luminárias na Rua Luiz Agostinho Sampaio Garcia, na Água Branca, pois há trechos da referida via que não contam com benfeitoria, sendo necessária para aumentar a segurança dos moradores do local. Outra solicitação do vereador é o término da pavimentação da referida rua, pois a pavimentação chega apenas na altura da estação de tratamento de esgoto da Sabesp.

     

    Capina na Rua Bahia

    Outra solicitação do vereador Adilton Ribeiro (PSD), presidente da Câmara, foi a realização da capina da vegetação e limpeza da vala localizada na Rua Bahia, na Barra Velha. O parlamentar ressalta que o local é próximo a escola municipal Ruth Cardoso, sendo necessária a manutenção dado o grande fluxo de pessoas, em especial crianças e adolescentes que transitam no local.

     

    Carlos Alberto – Carlinhos

     

    Consertos de Calçadas na região Sul

    O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) cobrou do Executivo uma data para o início das obras de conserto das calçadas ao longo da SP 55, no trecho entre o Ilhote e o Portinho, que sofreram erosão por conta das fortes chuvas que assolaram a cidade. O parlamentar ressalta que o local está perigoso, podendo haver mais deslizamento e o conserto precisa ser realizado o mais breve possível, para evitar novos custos e também acidentes.

     

    Prolongamento de rede de esgoto

    Carlinhos (PMDB) solicitou à Sabesp a possibilidade de prolongamento da rede de esgoto na Via Panorâmica, no bairro Itaguassú. De acordo com o parlamentar, alguns moradores da referida rua o procuraram dizendo que não foram contemplados com o serviço da empresa, sendo necessária a extensão da rede coletora em mais 15 metros para atender aos munícipes da via.

     

    Árvores na Av. Cel. Faria Lima

    O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) solicitou à Defesa Civil do município a retirada de duas árvores localizadas na Av. Cel. José Vicente de Faria Lima, altura do número 1200. Segundo o parlamentar, as árvores ficaram comprometidas por um deslizamento de terra ocorrido com a chuva dos últimos meses e estão em risco de queda, podendo ocasionar acidentes.

     

    Gracinha Ferreira (PSD)

     

    Troca de Bloquetes

    A vereadora Gracinha Ferreira (PSD), solicitou ao Executivo a troca de bloquetes na Rua Antônio Lisboa Alves, na Vila (Rua do Cemitério). Segundo a parlamentar, vários pontos da via necessitam da manutenção, pois os bloquetes soltos na rua íngreme podem causar sérios acidentes aos transeuntes.

     

    Água para Alameda Piúva

    Gracinha Ferreira (PSD) cobrou da Sabesp uma posição sobre a construção do sistema de abastecimento de água para atender aos moradores da Alameda Piúva, na região sul da ilha. Gracinha lembrou à empresa que em resposta a requerimento de sua autoria, a Sabesp informou que até março os estudos para a viabilização do cronograma de obras estariam prontos. A parlamentar quer saber se já existe a previsão de início dos trabalhos e ressalta que se trata de uma reivindicação antiga da comunidade.

     

    Parceria

    A vereadora Gracinha Ferreira (PSD) também solicitou do Executivo a possibilidade de parceria entre a Prefeitura e os moradores da Viela José Joaquim da Silva, no Itaguassú, visando o calçamento da via. De acordo com a parlamentar, os moradores se dispuseram a efetuar os serviços se a Prefeitura oferecer o material necessário.

     

    Luizinho da Ilha – (PCdoB)

     

    Mapeamento de Servidões Públicas

    O vereador Luiz Paladino de Araújo, Luizinho da Ilha (PCdoB), pediu ao Executivo a cópia do mapeamento de servidões públicas na cidade. E, caso não exista, o parlamentar indaga a possibilidade de realização desse estudo. Segundo Luizinho, munícipes o procuraram com dúvidas, pois algumas passagens para a praia estariam sendo fechadas. O requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão Ordinária de 28 de abril.

     

    Manutenção de Banheiro Seco

    Luizinho da Ilha (PCdoB) também cobrou do Executivo providências para manutenção dos banheiros secos instalados na cachoeira dos Três Tombos, região sul de Ilhabela. Segundo o parlamentar, os equipamentos não estão em condições de uso por falta de manutenção, o que tem gerado muita reclamação por parte dos munícipes.

     

    Guarda-Vidas o ano inteiro

    O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) requereu ao município e ao governo do Estado a possibilidade de implantação da prestação de serviços por guarda-vidas nas praias do município o ano inteiro, sobretudo nas comunidades tradicionais de Castelhanos e Bonete. Luizinho justifica o pedido alegando que por se tratarem de localidades de difícil acesso, a presença de um profissional é de suma importância no caso de acidentes, citando, como exemplo, o ocorrido no Buraco do Cação no último dia 19 de abril, quando três vítimas se acidentaram e duas foram resgatadas com vida pelos profissionais.

     

    Obras Sabesp

    Luizinho da Ilha (PCdoB) cobrou informações da Sabesp sobre a responsabilidade de fiscalização das obras realizadas pelas empresas contratadas para a execução da rede coletora de esgoto, em especial nos bairros Água Branca, Reino, Toca e Costa Bela I e II. O parlamentar pede mais rigor da empresa na fiscalização dos serviços, pois há lugares intransitáveis após a passagem da rede, com deterioração do calçamento e pavimentação, impossibilitando, inclusive, o acesso do transporte coletivo na linha Green Park, que atende aos moradores da Toca, por exemplo.

     

    Benedita Gonzaga – Profª Dita (PTB)

     

    Adequação de Sinalização de Trânsito

    A vereadora Benedita Gonzaga, Profª Dita (PTB) pediu ao Executivo a possibilidade de implantação de sinalização adequada de trânsito na esquina da Avenida Coronel José Vicente Faria Lima com a Rua Joaquim Sampaio de Oliveira. Segundo a vereadora, a intervenção é necessária como medida protetiva, uma vez que se trata de via movimentada e acesso para o bairro da Barra Velha. Sem a sinalização o trânsito fica confuso no local, podendo ocasionar acidentes.

     

    Telefone Público na Manoel Pombo

    Profª Dita (PTB) também solicitou à Telefônica/Vivo a substituição do orelhão público localizado na Av. Manoel Pombo, 9 no Bexiga, região sul da ilha. Em visita pelo bairro, a parlamentar verificou que o aparelho está deteriorado por ferrugem e “encostado” em uma árvore, prejudicando o uso por munícipes e ainda com o risco de causar acidentes.

     

    Substituição de Médicos no PSF

    A vereadora Professora Dita (PTB) cobrou ainda do Executivo a possibilidade de um profissional médico cobrir as férias do colega responsável pelo atendimento às consultas no PSF da Barra Velha. Segundo a parlamentar, munícipes a procuraram dizendo que as consultas estariam sendo agendadas apenas para a volta do profissional titular, o que prejudica o atendimento à população.

     

    Melhorias na Av. José Pacheco do Nascimento

    Profª Dita (PTB) solicitou ao Executivo também a realização de melhorias na Av. José Pacheco do Nascimento, no bairro do Bexiga, sul da ilha. A vereadora pede cobertura para o ponto de ônibus e instalação de faixa de pedestres ou redutor de velocidade, alegando que o local é utilizado por um grande número de pessoas, principalmente crianças e idosos.

     

    Correios na Rua Chico Gravi

    A vereadora Professora Dita (PTB) cobrou dos Correios uma posição sobre a falta de entrega de correspondências na Rua Chico Gravi, no bairro do Reino. Segundo a parlamentar, moradores da via a procuraram relatando que não está sendo realizada a prestação do serviço, sendo que para receberem suas correspondências, é necessário se dirigir à agência dos Correios no Perequê. Professora Dita (PTB) lembra que o serviço é importante para os moradores, pois muitos trabalham e não têm disposição de tempo para irem à agência, além de serem pagadores de impostos, sendo justa a prestação do serviço.

     

     

    Dr Thiago Santos (SDD)

     

    Pavimentação no Curral e no Bexiga

    O vereador Thiago Souza Santos, Dr. Thiago (SDD) solicitou ao Executivo a pavimentação da Avenida José Pacheco do Nascimento, na altura do número 7.313 no bairro do Curral, bem como na Rua Pedro Advinco Santana, no bairro do Bexiga na região sul do município. O parlamentar lembra que os moradores do local necessitam da benfeitoria e ressalta ainda que a região sul é um dos locais mais frequentados por turistas no arquipélago, sendo que a melhoria traria benefícios para todos.

     

    Sinalização “inadequada”

    Outra solicitação do vereador Dr. Thiago Santos (SDD) foi a realocação de placas de sinalização de trânsito na região norte da cidade, onde algumas placas foram instaladas no meio da calçada, prejudicando a passagem de pedestres. O parlamentar pede a remoção para outro local para que os pedestres tenham a calçada livre.

     

     

    Rita Janete (PTdoB)

     

    Crianças na Creche

    A vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes, Dra. Rita (PTdoB), pediu ao Executivo informações sobre matrículas para crianças nas creches do município. A parlamentar quer saber quantas crianças estão matriculadas e qual é o déficit de vagas na cidade, bem como o que está sendo feito para minimizar o problema. Segundo Dra. Rita (PTdoB), muitos pais a tem procurado para relatar a falta de vagas, o que causa muitos transtornos às famílias, sobretudo às mães que precisam trabalhar, mas não têm com quem deixar seus filhos.

     

    Cerol e linha chilena em pipas

    Outra solicitação da vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB) foi a intensificação de fiscalização para coibir o uso de cerol e linha chilena em pipas na cidade. Segundo a parlamentar, o uso desses artifícios está cada vez mais frequente no município, sobretudo nos bairros Barra Velha, Reino e Água Branca. A vereadora alerta que a fiscalização se faz necessária porque uma simples brincadeira pode se tornar causa de acidentes graves com o uso desses materiais.

     

     

    Sampaio Junior (PROS)

     

    Vôlei de Praia no Itaquanduba

    O vereador Sampaio Junior (PROS) sugeriu ao Executivo que seja montada uma rede de voleibol de praia bem como iluminação e apetrechos necessários para a prática do esporte na praia do Itaquanduba, na altura da residência da Capitania dos Portos, dada a largura da praia no local. Sampaio alega que a reivindicação é um pedido de munícipes que merece ser considerada pelo Executivo.

     

    Canalização de mina d’água na Cocaia

    Sampaio Junior (PROS) também indicou ao Executivo a canalização de uma mina d’água na Rua da Cocaia, altura do número 741. Segundo o parlamentar, a via está deteriorada por conta da agua que corre incessantemente pelo local. Em consulta à Sabesp, foi sugerida a canalização da nascente, para que o problema seja sandado de vez.

     

    Nagib Pereira (PPS)

     

    Rede de Água na Barra Velha

    O vereador Nagib Pereira (PPS) pediu à Sabesp a possibilidade de extensão da rede de água para moradores da Rua Zabumba, no alto da Barra Velha. Segundo o parlamentar, os moradores daquela localidade ainda não contam com água tratada, sendo obrigados a utilizar água da cachoeira, podendo acarretar danos à saúde dessas pessoas.

     

    Luminárias na Rua Imperador

    Outra solicitação do vereador Nagib Pereira (PPS), mas desta vez ao prefeito Toninho Colucci (PPS), foi a instalação de quatro luminárias na Rua Imperador, localizada próximo à Rua do Senzala, no alto da Barra Velha. Segundo Nagib, os moradores do logradouro necessitam da benfeitoria para melhorar as condições de acesso e segurança.

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600