• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    29/04/2015

Em noite histórica, Câmara aprova Pacote de Benefícios para Funcionalismo Público

Os vereadores de Ilhabela aprovaram em Sessão Extraordinária na noite da última terça-feira (28/4), seis projetos de Lei do Executivo que concedem uma série de benefícios aos servidores públicos de carreira no município. A aprovação foi aplaudida de pé por uma série de funcionários que lotou o plenário da Câmara, em alusão aos 20 anos de luta da classe por melhorias.

Foram aprovados reposição salarial de 8,4%; cartão alimentação de R$ 180,00; adicional por título de formação profissional; bonificação por assiduidade; reclassificação de referência para cargos específicos (monitor de aluno, secretário de escola e enfermeiros) e sexta parte após 20 anos de funcionalismo. O presidente do sindicato dos servidores, Marcelo Rocha, estava presente no plenário, assim como os secretários Luiz Biondi (Administração) e Luiz Faria (Gabinete), designados pelo prefeito Toninho Colucci (PPS) para discutirem as reivindicações da categoria.

Adilton Ribeiro, presidente da Câmara, estava emocionado. “Estou muito emocionado com o que estamos votando aqui nesta noite após 20 anos de muita luta. Lá em 2011 quando eu era funcionário na Garagem, assumi um compromisso de lutar pelo funcionalismo público se um dia tivesse a chance e esse dia chegou. É um avanço pequeno, mas sabemos que não vai parar por aqui, pois ainda vamos conquistar benefícios com o Estatuto e o Plano de Carreira”, garantiu.

Os parlamentares reconheceram a conquista, parabenizaram o Executivo pela iniciativa, mas o valor do vale alimentação e algumas regras para a concessão da bonificação por assiduidade geraram críticas de alguns vereadores. “Estou votando favorável por um bem maior, mas não concordo com o valor do cartão alimentação, pois não condiz com a realidade da nossa região”, justificou o vereador Thiago Santos, Dr Thiago (SDD), que defendeu ainda a adoção de faltas abonadas, como no Estado, como critérios para a concessão da bonificação por assiduidade.

A vereadora Benedita Gonzaga, Profª Dita (PTB), disse que era preciso rever as questões de doença e licença maternidade, que serão empecilhos na concessão da bonificação por assiduidade. “Ninguém fica doente porque quer e a licença maternidade é a coisa mais nobre que existe”, opinou. Luiz Paladino, Luizinho da Ilha (PCdoB), defendeu a revisão dos acidentes de trabalho. “Concordo que deveriam rever a questão da licença maternidade e também a de acidentes de trabalho”, completou.

O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), também concordou que alguns pontos mereciam mais discussão, mas defendeu a aprovação das matérias, para posteriormente discutirem mudanças. “Temos muito a melhorar, mas essa é uma grande conquista, sobretudo a correção de uma injustiça, no caso dos enfermeiros, por exemplo. Quero parabenizar o sindicato e o Executivo, pois essa é uma luta antiga e só conseguimos os benefícios com parceria.”

Gracinha Ferreira (PSD) também usou a palavra para parabenizar o resultado do trabalho do sindicato dos servidores, Executivo e Legislativo. “Essa conquista é muito importante para a categoria, pode até ser pequena, mas há 20 anos não tínhamos nada nesse sentido, então já é um caminho. Parabenizo o sindicato, o prefeito Toninho Colucci e os secretários Luizinho e Biondi pelo trabalho”.