• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    29/04/2015

NA TRIBUNA - SESSÃO 28 ABRIL

Sampaio Junior (PROS)

O vereador Sampaio Junior (PROS), usou a Tribuna da Câmara de Ilhabela na sessão Ordinária da última terça-feira (28/4) para esclarecer o pedido de retirada da Moção de Repúdio de sua autoria, apresentada à Sabesp pelos diversos problemas com a execução das obras de saneamento básico na cidade. O documento foi lido na sessão Ordinária do dia 14 de abril, mas teve a votação adiada em virtude de um requerimento apresentado pelo vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB).

“Volto a repetir que a Moção nunca teve a intenção de alcançar a pessoa do gerente Zé Paulo, apenas os problemas apresentados pela empresa na execução das obras principalmente nos bairros do Reino, Água Branca e Costa Bela”. Sampaio disse que decidiu retirar a Moção, apesar de não concordar, mas ser democrático, em atendimento ao pedido do gerente, que se comprometeu a finalizar as obras em 40 dias e sanar os problemas. O parlamentar assegurou ainda que caso não seja cumprido o combinado, deverá reapresentar o documento.

Outro tema abordado por Sampaio em seu pronunciamento foi a obra da novo prédio da Câmara. “Infelizmente há algumas sessões atrás fui cerceado ao requerer informações sobre o prédio que será a sede da Câmara. Gostaria de informar que já estou com os documentos, pois existem outros meios, que o vereador, que também é cidadão, tem para conseguir”. Sampaio disse que em uma olhada rápida identificou vários problemas, como por exemplo, que a obra já está paga, mas não foi concluída. “Para concluir o restante terá que ser feita nova licitação, ou seja, estamos fracionando processos licitatórios e isso não pode acontecer. Independente de ser na nossa casa, temos que cobrar”, declarou.

Luizinho da Ilha (PCdoB)

O vereador Luiz Paladino de Araújo, Luizinho da Ilha (PCdoB) também usou a palavra para abordar a aprovação de projetos que concede benefícios aos servidores públicos. “Essa é uma conquista para os funcionários, uma luta que engajamos, estou muito feliz pela conquista dos servidores, principalmente pela conquista do sindicato. Fazia 20 anos que não havia nada nesse sentido. Sabemos que não é o que gostaríamos, mas é importantíssimo, um começo”, avaliou.

O parlamentar também abordou o acidente ocorrido no último dia 19 no Buraco do Cação, extremo sul da cidade, com uma vítima fatal. “Gostaria de deixar claro que é muito importante a presença permanente de guarda-vidas em nossas praias, sobretudo no Bonete e em Castelhanos, comunidades tradicionais de difícil acesso. A prefeitura tem que fazer convênio com Governo do Estado, parcerias com entidades privadas, algum caminho, pois a prevenção é sempre o melhor remédio, o acidente do dia 19 está aí para provar”, disse.

Luizinho da Ilha (PCdoB) falou ainda sobre o relatório final da CPI, enfatizando que assinou o requerimento pedindo a abertura da Comissão, mas que por ser funcionário da prefeitura no início dos fatos, não pode fazer parte dos trabalhos. “Acho que a justiça está aí pra avaliar o que está errado ou não, mas como arquiteto, quero destacar que temos que brigar pela segurança, fazer o teste de carga e adequar o que for necessário, pois com certeza não há dúvida da importância do empreendimento para a cidade.

Por fim, o parlamentar destacou a inauguração da segunda fase do Polo Educacional Integrado (PEII), marcada para a próxima quinta-feira (30/4), onde deve ser sancionada a Lei de sua autoria que cria o programa Bolsa Atleta na cidade. “Estou muito contente, pois após muita cobrança e briga a lei será finalmente sancionada. Gostaria de contar com a presença de todos na cerimônia às 20h”, finalizou.

Thiago Santos – Dr. Thiago (SDD)

O vereador Thiago Santos, Dr. Thiago (SDD), usou a Tribuna para pedir o apoio dos pares ao projeto de sua autoria que deu entrada na Casa na sessão desta terça-feira (28/4), que dispõe sobre a instalação de sistema de energia solar para iluminação nos prédios públicos “Acredito que esse projeto vem de encontro com o futuro, com a sustentabilidade. O poder público dando o primeiro passo, com certeza outras pessoas vão aderir à ideia e o município e o planeta só têm a ganhar, por isso gostaria de pedir o apoio dos pares na aprovação dessa matéria”, argumentou.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a execução da lei de sua autoria que destina uma fila especial para moradores de Ilhabela no embarque da balsa. “Desde a sanção a gente vinha cobrando a execução da Lei, pois tinha medo que acontecesse como muitas, que são aprovadas mas não saem do papel. Esta semana o prefeito foi até a balsa e agora já está demarcado a fila para moradores. É uma conquista e alegria grande. Agora vamos lutar para conquistar o mesmo benefício do lado de São Sebastião. Houve uma lei aprovada na Assembleia ano passado, pelo deputado Fernando Capez, mas por motivos políticos, foi vetada pelo Governador. Nós vamos brigar para que esse projeto seja reapresentado novamente”, avisou.