• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    08/04/2015

Vereadores aprovam criação da Semana de prevenção às doenças ocupacionais nos professores

Os vereadores de Ilhabela aprovaram por unanimidade na sessão Ordinária da última terça-feira (7/4) o projeto de Lei 45/2014, de autoria da vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes, Dra. Rita (PTdoB), que institui no município a “Semana de prevenção às doenças ocupacionais dos educadores da rede pública de ensino e dá outras providências”.

O projeto segue agora para a sanção do Executivo e, se aprovado, deve ser executado pela Prefeitura com o intuito de promover ações que estimulem os professores a conhecerem as doenças que podem ser acometidos por conta da rotina da profissão, bem como os cuidados para a prevenção dessas patologias. “A prevenção é um dos alicerces das políticas públicas e na saúde é fundamental. Quanto mais gastamos na prevenção, menos se gasta na doença curativa”, explicou a autora do projeto, vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB).

O texto original recebeu uma emenda supressiva, de autoria do vereador Sampaio Junior (PROS), que exclui da matéria a obrigatoriedade de incluir o evento ao calendário cultural da cidade. O parlamentar entende que se houver interesse, a iniciativa deve ser incluída no calendário de eventos da secretaria da Saúde. “É um projeto muito importante que vai alcançar um dos funcionários públicos mais importantes do município, que nem sempre são bem acompanhados nesse sentido”, valorizou o vereador.