• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    23/03/2015

     

    PAINEL DE REQUERIMENTOS - ACOMPANHE O TRABALHO DO SEU VEREADOR!

    VEREADOR ADILTON RIBEIRO (PSD)

    Ar condicionado e wi-fi no ônibus

    O vereador presidente da Câmara de Ilhabela, Adilton Ribeiro (PSD) oficiou o Poder Executivo sobre a possibilidade de instalação de ar condicionado e serviço gratuito de wi-fi nos ônibus de transporte coletivo na cidade. A matéria tinha sido endereçada primeiramente à empresa concessionária do serviço, Expresso Fênix, mas os vereadores sugeriram ao parlamentar que redirecionasse o pedido à Prefeitura. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

    Manutenção na Barra Velha

    Outro pedido encabeçado pelo vereador Adilton e acatado pelos demais vereadores foi a cobrança por manutenção do calçamento na Rua Benedito Mariano Leite, na Barra Velha. De acordo com Adilton, foram executados serviços de manutenção no local por meio da Secretaria de Serviços Públicos, mas o calçamento da parte íngreme da referida rua ainda precisa de reparos, pois os bloquetes se encontram gastos e soltos, ocasionando perigo para os transeuntes.

    Esgoto no Reino

    Para a Sabesp, o vereador Adilton Ribeiro questionou a fiscalização da empresa que executou os serviços de instalação da tubulação para a rede coletora de esgoto na Rua Florinda Maria de Jesus, no bairro do Reino. Segundo Adilton, após o término do serviço, um buraco se formou na via, causando transtornos aos munícipes. O parlamentar pede reparação e tomada de providências cabíveis para a empresa responsável pela execução dos serviços.

    Melhorias no Saco do Indaiá

    Adilton Ribeiro solicitou ainda à Prefeitura informações sobre a possibilidade de realização de obras de calçamento e instalação de luminárias na Rua Cidenes Jonas Vieira, no Saco do Indaiá. De acordo com o parlamentar, as melhorias são objeto de antiga reivindicação da comunidade e seriam de grande valia para garantir melhor acesso e segurança aos moradores do local.

    Manutenção na SP 131

    O vereador Adilton Ribeiro oficiou o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) sobre a necessidade urgente de manutenção e limpeza da vegetação na Rodovia SP 131, na região sul do arquipélago. De acordo com o documento aprovado por unanimidade na Câmara, a vegetação alta está dificultando a visualização da sinalização de trânsito, podendo ocasionar acidentes no local.

     

    VEREADOR CARLOS ALBERTO – CARLINHOS (PMDB)

    Churrasqueira no Galera

    O vereador vice-presidente da Câmara de Ilhabela, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos (PMDB) cobrou do Executivo uma resposta sobre o estudo que seria realizado para a construção de uma churrasqueira no Campo de Futebol do Galera, no bairro da Água Branca, nos mesmos moldes do equipamento já construído no campo do Reino. Segundo Carlinhos, os frequentadores do local cobram uma resposta, pois em requerimento anteriormente enviado há dez meses, a resposta do Executivo foi de que seria realizado um estudo para definir a viabilidade da implantação da benfeitoria.

    Rebaixamento de Guias

    O vereador Carlinhos também cobrou da Prefeitura a previsão para obras de rebaixamento de todas as guias onde se encontram instaladas faixas de travessia de pedestres no município. Segundo o parlamentar a medida é necessária para garantir acessibilidade a todos os transeuntes, em especial aos portadores de deficiência física.

    Manutenção de Escolas

    Outra cobrança do vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) foi sobre a necessidade de manutenção das escolas municipais situadas nas comunidades tradicionais de Castelhanos e Barra Mansa. Segundo o parlamentar, o ano letivo já foi iniciado e os locais ainda precisam de algumas melhorias.

    Fiação Caída

    O vereador Carlinhos cobrou da empresa de telefonia Vivo, as medidas necessárias para consertar a fiação que se encontra caída na Rua Benedito Pedro Demétrio, na Barra Velha, há meses. De acordo com Carlinhos, os moradores já tentaram inúmeras vezes, sem sucesso, resolver o problema. A fiação caída na via pode causar acidentes, já que se trata de uma rua íngreme.

     

    VEREADORA GRACINHA FERREIRA (PSD)

    Parceria para melhorias na Barra Velha

    A vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, Gracinha (PSD) sugeriu ao Executivo que fosse firmada uma parceria entre a Prefeitura e os moradores da Rua Anália Silvana de Almeida Costa, no bairro da Barra Velha, para a realização de serviços de calçamento. A sugestão é que o poder público entre com o material e os moradores com a mão de obra. De acordo com a vereadora, a solicitação é uma reivindicação da comunidade e os moradores se dispuseram a assumir a mão de obra necessária para a realização do calçamento, que será de grande valia para melhorar as condições de acesso ao local.

    Limpeza de Vala no Itaquanduba

    Gracinha Ferreira (PSD) também oficiou o Executivo sobre a necessidade de limpeza de uma vala situada na Rua Alzira Simões Bertini, no bairro do Itaquanduba com urgência. De acordo com a parlamentar, os moradores do local sofrem com as consequências em dias de chuva forte e nos últimos dias não tem sido diferente, sendo necessária a imediata intervenção do poder público no local para garantir a melhoria aos moradores.

    Manutenção no Calçamento

    Outro pedido da vereadora Gracinha Ferreira (PSD) foi a realização de manutenção no calçamento da Rua Cirilo Vieira de Araújo, também no Itaquanduba. Segundo Gracinha, parte dos bloquetes da via se soltou devido à forte chuva dos últimos dias, fazendo-se necessária a manutenção para evitar acidentes no local.

     

    VEREADOR LUIZINHO DA ILHA (PCdoB)

    “Academias” em Inox

    O vereador Luiz Paladino de Araújo, Luizinho da Ilha (PCdoB), sugeriu ao Executivo que providenciasse a compra de aparelhos de academia ao ar livre que estão sendo substituídos por deterioração por equipamentos feitos em inox. Segundo o parlamentar, como os aparelhos da academia ao ar livre ficam expostos a intempéries e perto da orla, seria de grande valia que os equipamentos que estão sendo substituídos fossem feitos de um material duradouro, como o inox. A sugestão de troca já foi objeto de matéria do parlamentar no requerimento 16/2015.

     

    Melhorias no Bonete

    Luizinho da Ilha apresentou uma série de requerimentos em que solicita diversas melhorias para a comunidade tradicional do Bonete, no extremo sul do arquipélago, resultado da visita de seu projeto Gabinete Itinerante, realizado no início do mês no local. O parlamentar solicitou ao Executivo sobre a possibilidade de fornecimento de ferramentas e uniforme para a equipe de limpeza pública da comunidade.

    Também foi objeto de requerimento do vereador a possibilidade de adequação do playground, contratação de API (Auxiliar de Primeira Infância) e Merendeira para a escola municipal da localidade.  Luizinho pediu ainda informações sobre a reforma da quadra poliesportiva da comunidade e cobrou repostas sobre o projeto de implantação de energia elétrica no Bonete, a principal reivindicação dos moradores.

     

    VEREADORA PROFª DITA (PTB)

    Melhorias no Portinho

    A vereadora Benedita Maria Gonzaga de Campos, a Professora Dita (PTB) solicitou ao Executivo que sejam feitas obras para o reparo da calçada e melhorias nas condições de segurança em trecho da Avenida Brasil, na altura do Bairro do Piúva, na região sul do município. Segundo a vereadora, o local precisa de intervenção com urgência para garantir acesso e segurança aos pedestres, já que as calçadas apresentam trechos com erosão e afundamento, fato que justificaria, na visão da parlamentar, a instalação de guarda corpo.

    Melhorias na Praia Grande

    Outro pedido da vereadora Professora Dita (PTB) foi a realização de melhorias no complexo esportivo do bairro da Praia Grande. De acordo com a parlamentar, o local está em péssimas condições de uso e é muito frequentado por moradores e visitantes da região. Serviços básicos como pintura, reparos no piso e alambrado, fiação elétrica e interruptores, bem como a instalação de novas traves e tabelas para a prática de basquete, entre outras benfeitorias são necessárias para garantir lazer e segurança a quem utiliza o local.

    Melhorias na Costa Bela

    A vereadora também cobrou do Executivo a realização de melhorias na Rua Creusa de Lima Santana, no bairro da Costa Bela. Segundo Professora Dita (PTB), o local carece de limpeza do córrego, calçamento e extensão da rede elétrica, para garantir qualidade de vida aos moradores do local.

    Limpeza no Bexiga

    Outra reivindicação apresentada pela vereadora Professora Dita (PTB) foi a limpeza do mato ao lado da escola Anna Leite Julião Torres, no bairro do Bexiga, sul da ilha. De acordo com a parlamentar o mato está grande no local e necessita de capina com urgência para garantir a segurança das crianças que estudam na escola.

    Farmácia no PS

    A vereadora Benedita Gonzaga, Professora Dita (PTB), solicitou ainda ao Executivo a possibilidade de implantação de uma farmácia para dispensa de medicamentos no Pronto Socorro do Hospital Governador Mario Covas. De acordo com a parlamentar, a reivindicação seria de extrema utilidade e importância, principalmente em fins de semana e feriados, quando as Unidades Básicas de Saúde permanecem fechadas, impossibilitando que os pacientes recorram a esses locais em busca dos medicamentos prescritos. Ainda conforme Professora Dita (PTB), muitas pessoas não têm condições de adquirir os remédios nas farmácias e esperam o primeiro dia útil para recorrer aos Postos de Saúde. “Essa espera compromete a recuperação, bem como o agravamento do quadro clínico do paciente”, acredita a edil.

    Cobrança no Cemitério

    A vereadora Professora Dita (PTB) voltou a questionar o Executivo sobre a cobrança de taxas de ocupação de jazigo no cemitério municipal. No início do ano, a parlamentar já havia enviado requerimento com uma série de perguntas à Prefeitura para elucidar denúncias de irregularidades sobre as taxas praticadas. Agora, de posse da resposta do Executivo, a parlamentar resolveu oficiar novamente com outros questionamentos, pois as informações ainda não seriam conclusivas para elucidar todas as dúvidas do denunciante.

     

    VEREADOR DR. THIAGO SANTOS (SDD)

    Mais Táxis

    O vereador Thiago Souza Santos, Dr. Thiago (SDD) sugeriu ao Executivo que sejam implantados mais pontos de táxi no arquipélago, sobretudo nos bairros da Barra Velha (região alta), Reino e na região sul. Segundo o parlamentar, alguns munícipes o questionaram sobre a possibilidade, pois acreditam que novas concessões do serviço são necessárias para atender essas comunidades.

    Calçamento no Reino

    O vereador Dr. Thiago Santos (SDD) também cobrou do Executivo a pavimentação da Rua Cilso de Godoy, o bairro do Reino. Segundo o parlamentar, a referida via encontra-se uma parte legalizada e outra em litigio, mas é uma rua importante, que serve de acesso ao campo de futebol do bairro. O parlamentar sugere a pavimentação do trecho legalizado, para garantir conforto e segurança aos transeuntes.

    Ações no Carnaval

    O vereador Dr. Thiago Santos (SDD) questionou o Executivo e também a Polícia Militar sobre fatos ocorridos durante o Carnaval na cidade. Dr. Thiago questionou as ações denominadas “toque de recolher” praticada pela PM durante algumas noites da folia, com uso de spray de pimenta e agressividade, que causaram ferimentos e transtornos a muitos munícipes e visitantes da cidade. Cópias de depoimentos e publicações em rede social foram enviadas também ao Ministério Público a pedido do vereador, para que as providências cabíveis sejam tomadas.

    Ainda relacionado ao Carnaval, mas endereçado à Prefeitura, Dr. Thiago questiona a ausência dos jurados durante o desfile da Escola de Samba Água na Boca, que ficou prejudicada e não participou da competição, além de requerer informações sobre verbas destinadas e prestação de contas dos chamados Blocos de Embalo. Segundo o parlamentar, algumas agremiações não estariam apresentando desfile condizente com a verba recebida, e vários munícipes apresentaram questionamentos ao vereador sobre o ocorrido.

     

    VEREADORA DRA. RITA (PTdoB)

    Qualidade da Água

    A vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes, Dra. Rita (PTB), solicitou informações ao Executivo sobre a coleta de amostra da água dos reservatórios de escolas e creches do município. A preocupação da parlamentar é direcionada especialmente aos bairros que ainda não são atendidos pela água da Sabesp, sendo a principal fonte de captação rios e cachoeiras. De acordo com a vereadora, o controle e a coleta de amostra de água seria a forma eficaz de controlar a potabilidade e o padrão da água consumida nesses locais.

    Caminhões na Geraldo Junqueira

    A vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB) questionou o Executivo sobre o estacionamento de caminhões na Rua Prefeito Geraldo Junqueira, um dos principais acessos ao bairro da Barra Velha. Segundo a parlamentar, há algum tempo, os caminhões da empresa Elektro, concessionária de energia elétrica da cidade, estão ficando estacionados na via durante a noite, gerando conflitos no trânsito com os veículos que trafegam no local. Dra. Rita quer saber se o estacionamento foi permitido pelo poder público e em caso negativo, quais providências serão tomadas para resolver os problemas citados.

    Água parada na Faria Lima

    Outra reivindicação apresentada pela vereadora Dra. Rita (PTdoB) foi o pedido de providências para eliminar o acúmulo de água em frente a agência dos Correios na Avenida Faria Lima, no bairro do Perequê. Segundo a parlamentar, além de causar mau cheiro, a água parada no referido local causa preocupação, pois pode tornar-se foco do mosquito transmissor da dengue, além de causar grandes transtornos aos transeuntes, já que alguns veículos trafegam em alta velocidade e acabam molhando quem aguarda pelo ônibus no local.

     

    VEREADOR SAMPAIO JUNIOR (PROS)

    EPI’s para Servidores

    O vereador Sampaio Junior (PROS) questionou o Executivo sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos servidores que atuam na jardinagem e limpeza do município. Segundo o parlamentar, alguns munícipes enviaram fotos que mostram trabalhadores sem os equipamentos devidos especificados em Lei e, no caso da capina, a falta de tela estaria causando avaria em veículos que trafegam pelo local durante a ação de limpeza e acabam atingidos por objetos que acabam arremessados.

    Divulgação de Serviços de Iluminação Pública

    O vereador Sampaio Junior (PROS) oficiou o Executivo sobre a necessidade de divulgação sobre os serviços de iluminação pública da cidade, que passou a ser de responsabilidade da Prefeitura. Segundo Sampaio, muitos munícipes ainda não sabem da mudança e acabam procurando a concessionária Elektro para solicitar reparos e melhorias. O parlamentar sugere uma campanha de divulgação e a implantação de um link no site oficial da Prefeitura, de forma que o munícipe possa avisar sobre a necessidade de reparo e acompanhar a execução do pedido.

    Carnaval

    O vereador Sampaio Junior (PROS) solicitou à Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (LECI) a cópia de toda prestação de contas referentes ao Carnaval 2015, incluindo recebimentos com cobrança de arquibancada e contratação de banheiros públicos. À prefeitura, o parlamentar requereu informações sobre a contratação da empresa responsável pela montagem de palanque, arquibancadas e outras estruturas de apoio para a avenida do samba. O parlamentar, que preside a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, quer a relação de gastos para fiscalizar o uso do dinheiro público e traçar um comparativo com o ano anterior.

    Medição no Centro de Convenções

    O vereador Sampaio Junior (PROS) questionou o Executivo sobre a medição da obra do Centro de Convenções. Sampaio quer saber se após a última medição, 25ª, informada à Casa de Leis, houve mais algum pagamento referente aos serviços executados no local. A justificativa do parlamentar é de que a informação é necessária para garantir o acompanhamento da questão, bem como atualização dos dados constantes da Comissão Parlamentar de Inquérito que está em curso no Legislativo.

     

    VEREADOR NAGIB DO CALÇAMENTO (PPS)

    Melhorias no Camarão

    O vereador Nagib Pereira dos Santos, o Nagib do Calçamento (PPS) solicitou ao Executivo a realização de melhorias nas pontes da Rua Petrolinio da Silva Reis e da Estrada do Camarão, na Barra Velha. Os corrimãos estão danificados e em uma das pontes uma parte não conta com essa alça de segurança, trazendo risco à segurança dos transeuntes.

    Melhorias no Camarão II

    Nagib do Calçamento (PPS) também solicitou ao Executivo a realização de melhorias na passagem de pedestres da Estrada do Camarão, em trecho próximo à Mercearia do Teixeira. A via encontra-se completamente deteriorada, com uma enorme cratera no centro, causada pela enxurrada em dias chuvosos, além de mato alto. O parlamentar identificou ainda que uma residência no início da via precisa ser demolida, pois está “no meio” da rua.

    Manutenção na Barra Velha

    O vereador Nagib do Calçamento (PPS) também pediu ao Executivo a tomada de providências para manutenção na entrada da Rua Idelfonso Rocha, na Barra Velha. O calçamento da via está deteriorado, prejudicando o acesso dos moradores e causando inúmeros transtornos.

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600