• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    06/03/2015

Vereadora pede convênio com Clínica Especializada em Reabilitação de Dependência Química

A vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha (PSD), solicitou à Prefeitura a possibilidade de firmar convênio ou parceria com alguma clínica especializada na reabilitação de dependentes químicos, onde os pacientes tenham tratamento adequado às necessidades, diferenciado do oferecido em hospitais psiquiátricos.

De acordo com informações prestadas pela Secretaria de Saúde à parlamentar, os casos mais graves de dependência que não podem ser tratados no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) do município, atualmente são encaminhados ao Instituto Chuí, em São José dos Campos, especializado em psiquiatria.

Entretanto, Gracinha Ferreira entende que o local é indicado apenas para os dependentes que apresentam comprometimento grave da psique, situação diferente dos demais casos, onde uma clínica de reabilitação seria mais recomendada, pois possuem um projeto terapêutico direcionado ao resgate do dependente químico que perdeu o controle da própria vida em razão do vício. “Assim sendo, torna-se relevante que o poder público realize convênio ou parceria com pelo menos uma clínica de reabilitação para atender aqueles que precisam”, defende a vereadora.

A solicitação ao Executivo foi feita em requerimento aprovado na sessão Ordinária da última terça-feira (3/3) e ganhou o apoio dos demais parlamentares.

Correios no Itaquanduba

Ainda na mesma sessão, Gracinha Ferreira (PSD) solicitou à Agência dos Correios em Ilhabela a possibilidade de estender o serviço de distribuição domiciliar de correspondências aos moradores da Rua Emerson dos Santos Dias (antiga Projetada 8), no bairro Itaquanduba. Segundo a vereadora, os moradores do logradouro passam por muitas dificuldades no recebimento de suas correspondências, tendo inclusive atrasos em pagamentos diversos pela falta do serviço.