• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    08/10/2012

     

    Vereadores de Ilhabela apresentam indicações e requerimentos solicitando melhorias em serviços e instalações por toda a cidade


    Sete indicações e quatro requerimentos foram apresentados pelos vereadores durante a sessão da última terça-feira, 02, da Câmara Municipal de Ilhabela. Todas as proposituras já foram encaminhadas a Prefeitura Municipal, apontando questionamentos e solicitando melhorias e benefícios em serviços e instalações por toda a cidade.



    Confira as indicações:


    Construção de calçada - A vereadora Benedita Maria Gonzaga de Campos (Professora Dita – PTB) indicou a construção de uma calçada para pedestres, na altura do número 1.890 da Avenida Coronel José Vicente Faria Lima, no bairro Água Branca. Professora Dita relatou que exatamente no local referido existe uma curva, que atrapalha a visão dos motoristas de veículos. A parlamentar também expos que muitos moradores trafegam por essa avenida para ir ao Posto de Saúde do bairro e como não há calçada para passagem destes pedestres, estes transitam pela rua, fato que contribui para a ocorrência de acidentes. Dita ainda salientou que esta avenida tem grande fluxo de veículos, por algumas vezes, em alta velocidade.


    Substituição de galeria pluvial - Professora Dita recomendou a substituição de tampa de galeria pluvial por cobertura adequada na Rua do Libertador, esquina com a Rua do Zabumba, no bairro Barra Velha. A vereadora justificou o pedido em razão do risco de ocorrerem acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas. Dita ressaltou que a tampa que está sendo utilizada é inadequada, pois permite a entrada de lixo e saída de sinantrópicos como ratos e baratas.


    Reforma de brinquedos e colocação de iluminação pública em parquinho infantil - Dita também indicou a reforma, em caráter emergencial, dos brinquedos quebrados e colocação de iluminação pública no parquinho localizado na Rua Nagib Pombo, no bairro Bexiga. A vereadora relatou que pôde constatar que alguns brinquedos estão seriamente danificados e representam grande risco de causar ferimentos graves em crianças, pois há pregos aparentes e enferrujados. Dita ressaltou que de acordo com moradores do bairro, a noite as crianças são impossibilitadas de brincar devido a escuridão do local.



    Construção de ponto de ônibus coberto - O vereador Valdir Acelino de Oliveira (Valdir do Bexiga – PTB) recomendou a construção de um ponto de ônibus com cobertura, em frente ou ao lado da Escola Sebastião Leite, na Rua João Leite dos Santos, bairro da Bexiga. Valdir do Bexiga relatou que trata de uma reivindicação de moradores, funcionários e alunos da escola, que o procuraram solicitando a benfeitoria alegando que não há nenhum nas proximidades e que principalmente em dias chuvoso não conseguem se abrigar.


    Instalação de aparelhos de ginástica - Valdir do Bexiga indicou a instalação de aparelhos de academia ao ar livre na Praça Benedito Leite de Oliveira, bairro Portinho. De acordo com o vereador, moradores do local o procuraram reivindicando o solicitado, alegando quererem usufruir dos aparelhos, visando a melhoria da condição física, qualidade de vida e a saúde que os mesmos proporcionam.


    Reforma de calçadas - Valdir do Bexiga também solicitou a reforma do piso da calçada até a região sul do município, entre o Bar do Tutuca e a “Praia do Oscar”. O parlamentar ressaltou que no local mencionado, há muitas trincas e rachaduras, podendo acorrer acidentes.


    Construção de ponto de ônibus coberto II - Valdir do Bexiga ainda recomendou a construção de um ponto de ônibus com cobertura, em frente a Praça Benedito Leite de Oliveira, bairro Portinho. De acordo com o par, trata-se de um pedido dos moradores que fazem uso de transporte coletivo, que permanecem em pé a espera do transporte e em dias chuvoso não conseguem se abrigar.



    Confira os requerimentos:


    Capas de chuva para funcionários da limpeza pública - A vereadora professora Dita requereu informações sobre a possibilidade de que sejam providenciadas capas de chuva em benefício dos funcionários que trabalham na limpeza de vias públicas. Dita relatou que pôde observar que em dias de mau tempo e chuva, tais trabalhadores ficam prejudicados, pois não possuem capa de chuva e precisam procurar abrigo a toda hora. De acordo com a parlamentar, tal situação é totalmente desfavorável, visto que os mesmos já exercem atividades exaustivas, além de permanecerem de pé o tempo que duram seus turnos.


    Focos de dengue - Professora Dita também solicitou que sejam tomadas providências em relação aos focos de água parada no bairro Água Branca. A vereadora questionou se existe a possibilidade de serem implantadas ações para evitar o acúmulo de água e esgoto nas Ruas Jundiá, altura do nº 188 aos 196; Benedito Venceslau de Jesus, esquina com a Rua Ricardo W. de Jesus e Ernesto de Oliveira, em frente ao Mercado do Arno. Segundo professora Dita, além de danificar o pavimento das ruas e ocasionar mau cheiro, o acúmulo de água e de esgoto favorece a proliferação de insetos, entre eles o mosquito causador da dengue. A parlamentar ainda ressaltou que tal situação representa foco para a contaminação de doenças, a ainda contribui para acumular lixo nas ruas.


    Fluxo de veículos - Dita ainda requereu informações sobre a possibilidade de que sejam adotadas medidas para ordenar o fluxo de veículos na esquina entre a Rua dos Carijós e a Rua do Zabumba, no bairro Barra Velha. De acordo com a vereadora, o tráfego de veículos no local é prejudicado, uma vez que tal esquina não oferece visão aos motoristas, devido ao muro e ao desnível da rua. Professora Dita também relatou que há grande fluxo de veículos, sem que haja qualquer sinalização de preferencial e faixa de pedestres. A parlamentar ainda ressaltou que segundo relatos de comerciantes da proximidade, frequentemente ocorrem acidentes no local, o que justificaria o pedido.



    Aumento do número de atendimento nas UBS - O vereador Valdir do Bexiga solicitou informações sobre aumento do número de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O parlamentar questionou se existe a possibilidade de aumentar o número de vagas para atendimento nas UBS, que hoje é de apenas 10 pacientes por dia. Valdir do Bexiga ressaltou que vários moradores de diversas regiões do município, o procuraram pedindo providências para que se aumente o número de vagas para atendimento. O vereador ainda salientou que por se tratar de uma reivindicação justa se faz necessária uma resposta positiva e rápida por parte da Secretaria Municipal de Saúde.


     

     Assessoria de Imprensa

    Câmara Municipal de Ilhabela

    12 3896 9600 / 9621 / 9735 9274

    Bruna Campos

    MTB 52 222


     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600