• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    17/12/2012

     

    Vereadores de Ilhabela apresentam indicações e requerimentos solicitando melhorias em serviços e instalações por toda a cidade


    Quinze indicações e dois requerimentos foram apresentados pelos vereadores durante a sessão da última terça-feira, 11, da Câmara Municipal de Ilhabela. Todas as proposituras já foram encaminhadas, apontando questionamentos e solicitando melhorias e benefícios em serviços e instalações por toda a cidade. Vale ressaltar, que todas as indicações foram repassadas a Prefeitura Municipal.


    Confira as indicações:

    Limpeza de acesso a praia - O presidente da Casa, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB), indicou a limpeza da servidão que serve de acesso a Praia da Armação, localizada na altura do nº 5201 da Avenida Leonardo Reale. De acordo com o par, moradores reclamam que no referido local existe grande acúmulo de lixo e pedem que providências sejam adotadas o quanto antes, uma vez que nos aproximamos da temporada de verão e essa é uma das praias mais frequentadas da cidade.

    Recolocação de bloquetes - Carlinhos recomendou a recolocação dos bloquetes no pavimento localizado no começo da Praia do Siriúba, assim como, a retirada do mato que já se alastra pela rua. O vereador presidente ressaltou que esteve no local, ocasião em que os moradores reclamaram da falta de limpeza e da manutenção do pavimento, assim, solicitaram com a maior brevidade possível, que providências sejam adotadas.

    Limpeza de viela projetada - Carlinhos também solicitou a limpeza da Viela Projetada nº 156, localizada no bairro da Armação. Segundo Carlinhos, no local citado existem algumas dezenas de moradores reclamando que na viela existe grande acúmulo de lixo, motivo pelo qual pedem que se providencie medidas urgentes para a limpeza e conservação.

    Realização de palestras em escolas - Carlinhos recomendou a realização de palestras nas escolas municipais e comunidades mais carentes sobre a importância do cuidado com a alimentação correta. O presidente relatou que o grau de obesidade da população brasileira vem aumentando consideravelmente, o que é muito preocupante. De acordo com Carlinhos, em 2009, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou resultado de pesquisas com a população brasileira afirmando que o aumento da obesidade não está apenas na população adulta, mas também em crianças e adolescentes. Portanto, para o vereador presidente, este trabalho é de grande valia e pode fazer diferença no futuro, trazendo melhor qualidade de vida a população em geral.

    Placas educativas - Carlinhos também indicou a colocação de placas educativas em saídas de estacionamentos de estabelecimentos comerciais, sobre a segurança no trânsito. O chefe do Legislativo ainda sugeriu exemplos como: “Se beber, não dirija; Álcool e Trânsito, uma mistura perigosa e Use o cinto de segurança, ele pode salvar vida”. Carlinhos ressaltou que diariamente, são noticiados trágicos acidentes de trânsitos, que são consequência do uso do álcool, mesmo que moderadamente, e, da falta de utilização do cinto de segurança. O parlamentar salientou que todos os esforços ainda não serão suficientes para acabar com o problema, mas de acordo com ele, medidas deste tipo, poderão diminuir o número de acidentes, e assim, preservar muitas vidas.

    Operação tapa buraco - Carlinhos solicitou a execução de um trabalho “Operação Tapa Buraco” nas seguintes ruas localizadas no bairro da Água Branca: Jundiá; Ricardo Wenceslau de Jesus; São José; Leolino Clementino Barbosa; Vereador Benedito Sampaio de Oliveira; Antônio Bernardo de Moura e Vereador Manoel Clementino Barbosa. Carlinhos relatou que esteve nos locais citados e pôde perceber que o asfalto se encontra bastante prejudicado com a presença de muitos buracos, tornando dificultosa a transição nestas vias, tanto para pedestres quanto para motoristas e seus veículos. O presidente da Câmara também solicitou que o Executivo verifique a qualidade do material utilizado na reparação, uma vez que isso pode fazer com que a manutenção seja menos constante e mais preventiva.

    Pavimentação de rua - Carlinhos ainda recomendou a pavimentação da Rua Albertina Barros Silva, bairro Siriúba. O vereador presidente ressaltou que esteve no local e pôde perceber a necessidade de pavimentação urgente. De acordo com Carlinhos, a população reclama da precariedade da rua e dos transtornos que causam o excesso de buracos e lama em dias de chuvas. Diante do exposto, Carlinhos solicitou que providências sejam adotadas com a maior brevidade de tempo possível.


    Melhorias no trânsito - O vereador Jadiel Vieira (Keko – PPL) indicou melhorias no trânsito nas proximidades do píer dos pescadores, no bairro de Santa Tereza. Keko solicitou a instalação de dois redutores de velocidade, antes e depois do píer dos pescadores. E ainda a instalação de faixa de pedestre em frente ao local mencionado. Segundo o par, pescadores do local relataram que os motoristas não respeitam os limites de velocidade e que com a colocação de redutores e de uma faixa de pedestre o problema deve ser resolvido, além de se evitar acidentes graves e contribuir com melhorias no trânsito da cidade, bem como, na garantia de maior tranquilidade para a população.

    Substituição de denominação da praça de esportes - Keko também recomendou que seja retirado e substituído o nome a pista de skate da Praça de Esportes Engenheiro Manoel Marcos de Jesus Ferreira, Campo do Galera, localizado no bairro Água Branca. De acordo com o vereador, o ex-prefeito e engenheiro Manoel Marcos foi condenado por ato de improbidade administrativa pela prática de nepotismo, tendo perda da função pública e suspensão dos direitos políticos. Keko ressaltou que nas últimas eleições municipais por ordem judicial teve o registro de candidatura impugnado, por não se enquadrar à Lei Ficha Limpa, sendo assim, o ex-prefeito não possui, perante a sociedade, uma conduta exemplar ao ponto de ser homenageado e atribuído com seu nome em um patrimônio público do município. Por fim, Keko salientou que o ex-prefeito ao atribuir o seu próprio nome, por sanção legal, a um logradouro público, feriu o artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece que “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade...”, dentre outros. 


    Adequação de lixeira - O vereador Valdir Acelino de Oliveira (Valdir do Bexiga – PTB) indicou a adequação e mudança apropriada da lixeira localizada na Avenida Riachuelo, no bairro da Praia Grande. Valdir do Bexiga relatou que atualmente, a lixeira se encontra em local próximo à cachoeira, de modo que pode causar contaminação da água, sendo visivelmente inadequado, deste modo, faz-se necessária e urgente à adequação da lixeira para um local próprio.

    Muros de contenção - Valdir do Bexiga solicitou a realização de vistoria e construção de muros de contenções na Rua Antonio Rosa da Silva, altura do nº 313, no bairro do Bexiga. De acordo com o parlamentar, a indicação visa atender as solicitações dos moradores, visto que o local corre risco de desmoronamento.

    Troca de parapeito - Valdir do Bexiga recomendou a realização de vistoria e troca, com urgência, do parapeito localizado no final da Rua Olimpio José dos Santos, no bairro do Itaquanduba. O par ressaltou que esteve no local, após frequentes reivindicações dos moradores, e pôde verificar que há risco de desmoronamento, o que torna urgente e imprescindível o atendimento da indicação.

    Instalação de luminárias - Valdir do Bexiga também indicou a necessidade de instalação de luminárias na Capela Santa Cruz, no bairro do Veloso. Segundo o vereador, a medida visa atender as solicitações dos moradores das comunidades próximas e de religiosos que a frequentam.


    Centro de Tradições Nordestinas - O vereador Luiz Mário de Almeida Matarazzo (Marinho – PV), juntamente com o vereador Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé – PV), indicou a construção de um Centro de Tradições Nordestinas – CTN, na região central de Ilhabela, entre os bairros Barra Velha e Água Branca. De acordo com os pares, a proposta objetiva valorizar a grande importância do povo nordestino na construção de uma Ilhabela mais desenvolvida e preservada. Marinho ressaltou que os Poderes Legislativo e Executivo, devem lutar para a construção de um Centro de Tradições Nordestinas - CTN, para que este povo tão querido possa cada vez mais vivenciar suas tradições dentro de Ilhabela, através de sua culinária tradicional como baião de dois, sarapatel, buchada de bode, entre outros. Os vereadores ainda salientaram a importância de fomentar a dança tradicional como o xaxado, forró, no tocante à cultura e também a divulgação da literatura de cordel.

    Denominação do Campo do Galera - Marinho também recomendou a colocação de uma placa no Campo do Galera, em homenagem ao senhor José Calvo Otero “Seu Pepe”. O vereador relatou que José Calvo Otero, mais conhecido como “Seu Pepe”, foi uma figura de grande importância no Município. De origem espanhola, casado com Dona Maria, escolheu Ilhabela para constituir família. Homem de caráter inigualável e coração amável foi muito admirado e querido pelos moradores do bairro Água Branca. Marinhos ressaltou que Seu Pepe faleceu em novembro do corrente ano, deixando cinco filhos: Paulinho, Beto, Pepinho, Zé Luiz e Marquinho. Assim, objetivando prestar uma singela homenagem, os moradores do bairro solicitam a colocação da mencionada placa.


    Confira os requerimentos:

    Feira livre no campo do Galera - O chefe do Legislativo, vereador Carlinhos, requereu a Prefeitura Municipal, informações sobre a possibilidade de se autorizar, nas proximidades do Campo do Galera – Bairro Água Branca, uma Feira-livre para comercialização de produtos diversos. Carlinhos relatou que foi procurado por alguns munícipes que o questionaram sobre a possibilidade da criação da referida feira livre. O vereador presidente ainda ressaltou entender que a medida pode ser uma forma alternativa contra a pobreza e Promoção do Desenvolvimento social, uma vez que possibilita a organização de grupos de moradores mais carentes a fim de que produzam e/ou comercializem produtos como alimentos, artesanatos, materiais escolares, entre outros e que a tal renda complemente o sustento familiar, além de possivelmente funcionar também como centro cultural e de lazer.


    Extensão de energia elétrica e de água - O vereador Marinho apresentou dois requerimentos relacionados a continuação da Via Panorâmica, para atender os moradores do Morro dos Mineiros. Em uma matéria, o vereador solicita à empresa Elektro, a possibilidade de ser realizada a extensão do serviço de energia elétrica no local. Já no outro requerimento, Marinho requer a empresa Sabesp, a extensão da rede de água. De acordo com o parlamentar, muitos moradores do Morro dos Mineiros utilizam esta rua como via de acesso, todavia, a mesma não possui serviços básicos para o bom desenvolvimento da comunidade.


    Assessoria de Imprensa
    Câmara Municipal de Ilhabela
    12 3896 9600 / 9621 / 9735 9274
    Bruna Campos
    MTB 52 222






    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600