• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    28/05/2014

Câmara forma CPI para investigar obra do Teatro Municipal

O vereador Thiago Santos (Dr. Thiago - SDD), junto com Benedita Gonzaga (Prof. Dita – PTB) e Luizinho da Ilha (PCdoB), solicitou a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncia sobre possíveis irregularidade na obra do Teatro, por meio do Requerimento n° 235/2014, apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (27/5).

A denúncia feita através de relatório da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela foi encaminhada aos pares pelo vereador Sampaio Junior (PROS) na sessão de 13/5. O relatório aponta irregularidades quanto à segurança e qualidade da obra. O vereador ainda destacou problemas nos projetos, como o do sistema de gás, onde constam pagamentos, porém não existe projeto estrutural.

Em análise ao relatório, os vereadores concluíram que existem fortes indícios de superfaturamento na obra do teatro. Devido à denúncia, os pares defendem a necessidade da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito. A CPI deverá ser composta por cinco vereadores e terá o prazo de 90 dias de funcionamento, prorrogável se necessário.

Como autor da proposta, o vereador Thiago Santos foi definido como presidente da comissão. Os parlamentares Sampaio Junior, Benedita Gonzaga, Carlos Alberto (Carlinhos-PMDB) e Adilton Ribeiro (PSD) participam como membros.

A vereadora prof. Dita ainda apresentou um requerimento que solicita informações sobre os valores pagos na obra. Como presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Benedita acredita que justificativas devem ser cobradas ao Executivo sobre pagamentos à obra inacabada, que supostamente ofereceu prejuízos de mais de um milhão de reais aos cofres públicos, como consta a denúncia.

“A função do vereador é fiscalizar, vamos trabalhar com transparência na CPI, dando oportunidade de defesa também”, diz Thiago.