• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    26/05/2014

Valdir Veríssimo deixa presidência da Frepap-LN

Presidente do Legislativo de São Sebastião, Marcos Tenório assume a Frente Parlamentar

Com a finalidade de dar continuidade e fortalecer ainda mais o trabalho da Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista (Frepap-LN) realizado desde sua criação, em 2009, o presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Marcos Antônio Ferreira Tenório (PSC), assumiu a presidência da Frente Parlamentar em reunião de posse realizada na última quarta-feira, 21 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Ele substitui Valdir Veríssimo de Assunção, que se afastou do Legislativo de Ilhabela para assumir a pasta da Secretaria de Serviços Municipais, onde atua há quase dois meses. Valdir desejou sorte a todos os colegas e disse que acompanhará o trabalho da Frente Parlamentar, uma vez que foi um dos responsáveis pela criação da Frepap em 2009 e assumiu a presidência por duas vezes, no primeiro biênio 2009/2010 e depois na atual composição de 2013/2014.

Tenório frisou a responsabilidade em assumir a presidência da Frente Parlamentar, integrada pelos vereadores dos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga, e de substituir Veríssimo ressaltando sua competência, dedicação e empenho em prol da Frente Parlamentar com o objetivo de lutar pelos interesses dos municípios de forma regional. “É uma honra assumir a presidência da Frepap substituindo Valdir Veríssimo, que além de ser idealizador da Frente Parlamentar, recebeu, recentemente, o título maior da minha cidade e se tornou Cidadão Sebastianense. Além de ser uma honra, vejo neste ato uma grande responsabilidade, pois ela foi criada com o melhor dos ideais que é unir os vereadores da região para fortalecer a luta por melhores condições de vida à população. Pretendo dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito e aperfeiçoá-lo”, frisou Tenório.

Durante a reunião de posse, Veríssimo entregou ao novo presidente todos os documentos referentes à Frepap-LN. Na ocasião, a vereadora de Caraguatatuba, Vilma Teixeira de Oliveira Santos (PSDB) assumiu a vice-presidência. Os demais cargos da diretoria executiva serão definidos na próxima reunião que acontecerá em junho, na Câmara Municipal de São Sebastião, em data a ser confirmada. A reunião de posse contou, ainda, com a presença do vereador de Caraguá, Francisco Carlos Marcelino (PPS), de Nagib Pereira dos Santos (PPS), que assumiu a vaga de Valdir Veríssimo no Legislativo de Ilhabela, além dos parlamentares de Ubatuba, Claudnei Bastos Xavier (DEM) e de São Sebastião, Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), do PSB. Todos foram unânimes em destacar a atuação de Veríssimo na Frepap e as conquistas para a região como a questão do Hospital Regional que foi uma das principais reivindicações junto ao Governo do Estado de São Paulo como lembrou o próprio Valdir e a vereadora Vilma.

Comissão

O vereador de Ubatuba. Claudnei Xavier sugeriu a criação de uma Comissão de Pesca na Frepap-LN e se propôs, inclusive, a presidir a comissão para debater assuntos relativos ao setor como o estudo para unificação da licença de pesca não só no Litoral Norte, mas em toda a região Sudeste. A proposta foi acatada pelo plenário e o tema deverá ser debatido na reunião da Frepap que será realizada em Ubatuba, em data a ser definida. Ele também sugeriu a criação de um documento que oficialize os integrantes da Frepap. Já, para a próxima reunião, em junho, em São Sebastião, os integrantes da Frente Parlamentar aprovaram a proposta do vereador Edivaldo Pereira Campos (Teimoso) de discutir os problemas da saúde na região. A idéia é convidar os secretários municipais de Saúde de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga, além do responsável pelo Departamento Regional de Saúde (DRSXVII), com sede em Taubaté, e também um representante da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Ao encerrar, Tenório disse que pretende se reunir com todos os presidentes das Câmaras Municipais das cinco cidades que integram a Frepap para que os legislativos voltem a fortalecer a importância da participação dos parlamentares nas discussões da Frente Parlamentar citando Valdir Veríssimo como exemplo de dedicação e atuação na direção do órgão. Ele também sugeriu estudo para criação de documento oficial concedendo a Veríssimo o título de Presidente de Honra da Frepap. O atual secretário de serviços Municipais de Ilhabela agradeceu o apoio de todos indistintamente, fez questão de deixar seu agradecimento especial à imprensa que sempre apoiou e divulgou os trabalhos da Frepap e afirmou que a Frente Parlamentar dará um “grande salto com novas ideias e lideranças”. Ele afirmou que a Frepap “não é um trampolim político”, mas um parlamento de discussões e questionamentos de temas relevantes para a sociedade e que é necessário pensar regionalmente. “È importante a gente continuar acreditando porque a Frente Parlamentar está fazendo sua história”, finalizou Veríssimo.

Fonte: CMSS