• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    07/05/2014

Câmara aprova subsídio ao transporte

A Câmara de Ilhabela aprovou em segunda votação, na sessão ordinária desta terça-feira (6/5), o Projeto de Lei n°18/2014 de autoria do Executivo, que autoriza a prefeitura conceder subsídio à tarifa do transporte coletivo, mediante crédito adicional especial e suplementar.

A propositura prevê a implantação permanente do subsídio, com o objetivo de auxiliar no valor da tarifa do ônibus, condicionado ao uso do Bilhete Eletrônico. O PL 18/2014 ainda recebeu uma emenda modificativa que determina que as planilhas eletrônicas de controle dos passageiros que utilizam o transporte público sejam disponibilizadas semanalmente. As planilhas também devem conter informações das linhas de ônibus e veículos da frota, com a descriminação de cada tipo de passageiro, além da quilometragem rodada pelo transporte.

O projeto foi aprovado por seis votos favoráveis dos vereadores Gracinha Ferreira (PSD), Adilton Ribeiro (PSD), Luizinho da Ilha (PCdoB), Carlos Alberto (Carlinhos-PMDB), Nagib do Calçamento (PPS) e Thiago Santos (Dr.Thiago-SDD) contra três votos dos vereadores Benedita Gonzaga (Prof. Dita-PTB), Rita Gomes (Dra. Rita-PTdoB) e Sampaio Junior (PROS), como na primeira votação.

Os vereadores contrários ao projeto criticaram a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa de ônibus e mencionaram os atrasos constantes e a falta de acessibilidade e adequação do transporte. “Queríamos dar o subsídio para a população, mas acho absurdo esse aumento, e o serviço não melhorou, continua péssimo”, salienta Sampaio.

Os pares que se posicionaram a favor do subsídio defenderam a situação do munícipe, que teria que pagar a passagem do ônibus mais cara, caso a prefeitura não subsidiasse a tarifa. “Acredito que temos que melhorar em tudo, mas se a passagem voltar a custar R$ 3,10, a empresa não irá pagar esse valor, e não queremos prejudicar o munícipe”, justifica Luizinho.