• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    11/04/2014

Vereadores questionam secretário sobre IPTU

Vereadores da Câmara de Ilhabela se reuniram com o secretario municipal de Finanças, Maurício Burizik Calil, para discutir sobre a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU/2014, na noite desta quinta-feira (10/4).

Na última sessão ordinária, dia 8/4, os parlamentares aprovaram um requerimento convocando o secretário para prestar esclarecimentos sobre os parâmetros utilizados na cobrança do IPTU em 2014, devido a elevação significativa nos valores cobrados. Ainda fora aprovado outro requerimento questionando informações como o percentual cobrado do contribuinte a título de taxa de lixo e o fator que mais contribuiu para o acréscimo no valor do IPTU.

O secretário esclareceu que até o momento 200 reclamações foram atendidas, com a remissão de novos carnês e reavaliações do IPTU, que reduziram os valores cobrados anteriormente.

Maurício também explicou que diversos fatores contribuíram para o acréscimo do imposto. “Infelizmente, nosso sistema possui falhas e a manutenção do cadastro é necessária. Encontramos pessoas que não pagavam taxa de lixo, além de construções que ainda não haviam sido lançadas e muitos comércios cadastrados como residências”, justifica.

Como medida, o secretário reconheceu que o IPTU Verde é um projeto considerável para incentivar os moradores a colaborar com o meio ambiente e descontar parte do IPTU nas residências que contribuam com a sustentabilidade, como o reaproveitamento de água.