• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    09/04/2014

Vereadora cobra informações sobre existência de mamógrafo no município

A vereadora Benedita Gonzaga, prof. Dita (PTB), apresentou requerimento, pela segunda vez, cobrando informações sobre a existência de um aparelho mamógrafo na Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela.

A professora Dita recebeu denúncias de moradores questionando a existência de um aparelho de mamografia que se encontra inativo na Santa Casa, doação feita pela Sociedade Hospital Samaritano de São Paulo em agosto de 2012.

O primeiro requerimento, enviado ao Executivo em 2013, obteve resposta do diretor de Planejamento e Finanças, Henrique Simões Rodrigues, que afirma que a Prefeitura não possui nenhum mamógrafo e que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Caraguatatuba é a referência intermunicipal para a realização do exame de mamografia.

Desta vez, a vereadora prof. Dita solicita, por meio do requerimento n°163/2014, ser informada por Monica Kurachina que, na época, já era Provedora da Santa Casa de Misericórdia. De acordo com a parlamentar, só assim as dúvidas serão esclarecidas. “A veracidade dessas informações deve ser apurada, pois a mamografia é o método fundamental para o diagnóstico precoce e a descoberta do câncer de mama”, justifica.