• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    04/04/2014

    Encontro sobre Monitoramento Climático propõe criação de pluviômetros

    O encontro entre representantes da Câmara Municipal de Ilhabela, Pastoral da Criança e Parque Estadual reuniu moradores em uma palestra sobre Observação e Monitoramento Climático, na última quinta-feira (03/4), na sede da Pastoral, Itaquanduba. A reunião deu continuidade à discussão, ocorrida em 9/3, sobre acidentes climáticos, com o objetivo de preparar a população.

    O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Milanesi, ministrou uma palestra acerca do Monitoramento Climático a fim de explanar as consequências da observação do tempo e das variações do clima. Milanesi explicou que a partir desse acompanhamento, é possível se preparar e prevenir dos prejuízos decorrentes de acidentes climáticos.

    Marcos também passou algumas recomendações à comunidade presente, como ouvir a previsão do tempo, colocar móveis e eletrodomésticos em lugares altos, desligar eletrônicos, retirar o lixo para não tapar os bueiros em situação de fortes chuvas, além de não construir em áreas de risco.

    Foi proposta a criação e instalação de pluviômetros experimentais nas residências dos munícipes para que a comunidade possa acompanhar e identificar chuvas intensas e situações de alerta. O pluviômetro é uma ferramenta que serve para medir a intensidade e a quantidade da chuva. O equipamento pode ser feito até com garrafas pet. O pesquisador Marcos Milanesi pretende instruir e dar um treinamento aos moradores de como construir o pluviômetro nas próximas reuniões. “É uma melhoria na qualidade de vida da população”, finaliza.

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600