• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    26/03/2014

Sessão é marcada por homenagens nesta terça

Os vereadores de Ilhabela entregaram três moções na sessão de Câmara desta terça-feira (25/3). As moções homenagearam a Escola de Samba Unidos do Garrafão, a Polícia Militar de Ilhabela e a Doutora Vera Lucia Alvarenga.

De autoria do vereador Luizinho da Ilha (PCdoB), a Moção de Louvor ao Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Unidos do Garrafão. A tradicional escola de samba, com 29 anos de história, vem sagrando-se campeã no município desde 2010. Este ano, a escola entrou na avenida com o objetivo de resgatar e preservar a história local, com o enredo “Arrelá!”. “O Garrafão mostrou a importância e a riqueza da cultura do povo caiçara, onde muita coisa do cotidiano de centenas de anos foi mantida até os dias atuais em virtude das manifestações culturais”, defende Luizinho.

Também foi entregue a Moção de Louvor ao policial militar Israel João de Souza, de autoria da vereadora Dr. Rita Gomes (PTdoB), devido ao trabalho desenvolvido em Ilhabela. Israel foi condecorado, recentemente, com o título de Policial do Ano de 2013, no litoral norte. “O policial Israel é um profissional que não faz o seu trabalho com hora marcada, mas vive-o em tempo integral”, justifica Dr. Rita.

O vereador Sampaio Junior (PROS) apresentou uma Moção de Pesar pelo falecimento da Doutora Vera Lúcia Aquilino Alvarenga Freire, ocorrido no dia 1° de março. Assistente Social, Doutora em Políticas Públicas e Movimentos Sociais e Mestre em Serviço Social, Vera Lúcia atuou em diversas atividades no município. Pela dedicação ao município, foi homenageada pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que recebeu seu nome. “A Vera contribuiu muito para a cidade junto aos caiçaras”, conta Sampaio.

Tribuna

Na ocasião, os parlamentares também fizeram uso da tribuna. A manifestação dos vereadores teve como principal tema a Dersa, devido à ausência de representantes da empresa na audiência pública para discutir o sistema de travessia, que deveria acontecer nesta quarta (26/3), porém o debate teve que ser adiado. A presidente da Câmara, Gracinha Ferreira (PSD), a vereadora Dra. Rita (PTdoB), e o vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) abordaram o assunto na sessão. “Ficamos a ver navios, porque a balsa ficou difícil de achar”, critica Carlinhos.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 2 de abril (quarta-feira).