• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    13/03/2014

    Vereador cobra melhorias da Dersa no sistema de travessia de balsas

     

     

     

    Temas como cabines de cobrança da TPA e taxa de embarque de bicicletas elétricas foram discutidos na reunião

    O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) se reuniu com o coordenador de Travessias Ibsen Trench Gomes e equipe da Dersa, em São Sebastião, para discutir sobre os problemas decorrentes da travessia de balsas, na última quarta-feira (12/3).

    Na reunião, o parlamentar abordou assuntos que vêm afligindo os munícipes, como a possível cobrança de taxa de embarque aos pedestres. A Dersa afirmou desconhecer o projeto. “Os pedestres podem ficar tranquilos e ter a garantia de que esta possibilidade não existe”, assegurou o vereador.

    A prioridade de embarque, tema do Requerimento n°71/2014 que solicita “informações sobre a organização da fila de prioridades da travessia São Sebastião x Ilhabela” de autoria Luizinho, também foi discutida no encontro. Luizinho questionou a organização da fila preferencial para idosos, gestantes, deficientes e pessoas em recuperação hospitalar. Moradores relataram, ao edil, que a fila não segue uma ordem. A Dersa se comprometeu em colocar um fiscal no acesso de hora marcada.

    O vereador ainda salientou que a localização das cabines de cobrança da TPA - Taxa de Preservação Ambiental - interfere na logística de operação da travessia. A Coordenação da Dersa propôs a implantação de cabines de cobrança com maior capacidade de carros para a realização de um trabalho mais eficaz. Também sugerida a possibilidade de haver cabines na entrada da Av. Princesa Isabel (próximo a Secretaria de Turismo) e a adoção do sistema “Sem-Parar”, devido ao espaço limitado de cabines e à demora da cobrança da taxa.

    O pagamento de taxa de embarque de bicicletas elétricas, abordado na Tribuna da última Sessão de Câmara e no Requerimento n°98/2014, que pede “informações sobre a cobrança de travessia das bicicletas elétricas”, foi contestado por Luizinho. Para o vereador, a cobrança se opõe ao desenvolvimento sustentável. “Hoje em dia, o mundo trabalha com políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, e a taxa para as bicicletas vai contra esse princípio”, defende. 

    Luizinho acredita que o encontro foi proveitoso, já que a Dersa se comprometeu a atender as solicitações e questionamentos do vereador ilhéu.





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600