• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    13/03/2014

Presidente da Câmara recebe apoio de deputado para conquistar melhorias

A presidente da Câmara, Gracinha Ferreira (PSD), esteve em comitiva na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (12/3), em busca de melhorias para Ilhabela. Acompanhada da ex-vereadora Lia Baiana e da coordenadora do Centro de Triagem, Esméria Regina da Silva, Gracinha se reuniu com o deputado estadual Osvaldo Verginio (PSD).

No encontro, a vereadora solicitou apoio do parlamentar para conquistar benefícios para o arquipélago. O deputado se prontificou a atender as demandas, como a instalação de radares eletrônicos para o sul do arquipélago. Devido a recentes acidentes na região, o pedido do equipamento é uma medida de segurança para a estrada SP-131.

A vereadora destacou o problema com a travessia de balsas - entre Ilhabela e São Sebastião - que os munícipes estão enfrentando. Gracinha apresentou os últimos acontecimentos e Verginio se comprometeu a visitar a cidade e se reunir com responsáveis para discutir sobre o assunto.

Gracinha também pediu a implantação de mais academias ao ar livre para atividades desportivas em locais públicos. A prática de exercícios nos equipamentos já acontece em alguns pontos da cidade, como praias e praças. A vereadora pretende ampliar esse projeto, levando a academia para mais espaços do município.

O Programa “Se Liga na Rede” da Sabesp também foi um dos temas salientados pela presidente da Câmara. De acordo com Gracinha, a rede de esgoto não atinge todos os bairros e famílias de baixa renda. Devido à necessidade de maior abrangência, a ação que afeta na balneabilidade dos mares e rios ainda não tem surtido resultados positivos para as praias de Ilhabela.

“O deputado Osvaldo Verginio recebeu as solicitações da Câmara com muita presteza. Estamos otimistas com as propostas atendidas”, conta Gracinha.

Centro de Triagem

A Associação Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, coordenada por Esméria Regina, já havia sido contemplado com uma verba, proveniente de emenda parlamentar do deputado, para a aquisição de duas prensas para materiais recicláveis e um triturador de vidro.

Desta vez, Osvaldo Verginio disponibilizará um caminhão com tração 4x4 para facilitar a coleta em lugares de difícil acesso.

O Centro de Triagem atua em Ilhabela desde 2001, em parceria com a Prefeitura. 23 famílias trabalham na coleta seletiva e comercialização de recicláveis atualmente.

CDHU

A líder comunitária Lia Baiana, levou ao conhecimento do deputado a questão da individualização dos hidrômetros do Condomínio do CDHU, tema de uma Moção de Apelo de sua autoria, ao Governador de São Paulo, aprovada em março do ano passado.

Nos últimos dias, uma resposta enviada pela Casa Civil do Governo do Estado afirmou que o sistema de individualização já havia sido concluído, mas em visita realizada pela ex-vereadora foi constatado que a obra continua parada.

Osvaldo Vergilio disse que se empenhará para agilizar o processo e realizar a individualização das contas de água dos moradores do programa habitacional.