• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    27/02/2014

Vereadora pede série de melhorias para Comunidade Tradicional do Bonete

A presidente da Câmara de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD), apresentou uma série de requerimentos na última sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela (25/2) relacionados às reivindicações apresentadas pelos moradores do Bonete, comunidade tradicional no extremo sul do arquipélago, ouvidas no início de fevereiro, quando a vereadora esteve no local. Os documentos foram aprovados por unanimidade e assinados pela maioria dos parlamentares.

Educação

Gracinha solicitou ao Executivo a possibilidade de realização de um concurso público ou processo seletivo específico para os professores das Comunidades Tradicionais, com provas objetivas realizadas nas referidas comunidades, uma vez, que no Bonete, por exemplo, há profissionais formados que escolheram a comunidade residir e formar famílias e todo ano precisam prestar o processo seletivo para atuar na escola do local, correndo o risco de obter pontuação menor do que pessoas de outras localidades, que, por não conhecerem a realidade e as condições adversas da comunidade, acabam desistindo das aulas no meio do ano letivo, causando prejuízos ao processo educacional. Ainda em relação aos professores das Comunidades Tradicionais, a presidente solicitou ao Executivo a possibilidade do aumento da gratificação salarial concedida aos docentes, como forma de valorização e incentivo.

Também na área de Educação, a vereadora solicitou a possibilidade de implantação de uma creche, bem como a descentralização das classes, que hoje funcionam em conjunto, além da volta do projeto Alfabela, com Educação para Jovens e Adultos.

Saúde

Na área da saúde, a presidente da Câmara do arquipélago apresentou requerimentos pautados nas principais reclamações da comunidade, pedindo a melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água e a contratação de mais uma profissional de enfermagem para dividir o atendimento com a única enfermeira que reside na Comunidade.

A vereadora também solicitou ao Executivo a possibilidade de transferir a referência da Unidade Básica de Saúde da Armação para a Unidade do Curral, pois logisticamente é mais perto para os moradores do Bonete, agilizando processos de visitas às assistentes sociais e pedidos de encaminhamento de exames. Gracinha pediu ainda que seja estudada a possibilidade de diminuir o intervalo de visitas médicas que hoje é feita a cada 45 dias.

Subsidio

Gracinha Ferreira solicitou ao Executivo ainda a possibilidade de subsidiar o diesel para que o gerador da comunidade funcione 24 horas ininterruptas, impedindo a quebra no fornecimento de energia elétrica do local, que hoje funciona apenas oito horas (8h às 12h e 18h às 22h) e pediu ainda uma solução para o problema do transporte do gás de cozinha, que foi proibido pela Marinha de ser transportado via canoas e a desobediência pode acarretar em multas de até R$ 15 mil.

A Prefeitura tem o prazo legal de 15 dias para responder aos questionamentos.