• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    26/02/2014

Câmara quer Audiência Pública para discutir melhorias na Travessia de Balsas

Os vereadores de Ilhabela aprovaram por unanimidade na sessão Ordinária da última terça-feira (25/2) um requerimento de autoria do vereador Carlos Alberto – Carlinhos (PMDB) que convoca Audiência Pública para discussão de questões relativas à travessia de balsas entre o arquipélago e São Sebastião.

O parlamentar baseou seu pedido nas inúmeras reclamações constantes apresentadas pelos usuários do serviço. Carlinhos cita o alto valor cobrado pelas tarifas, o péssimo estado de conservação das embarcações, a longa espera em filas e os constantes atrasos, entre outros problemas.

O recente episódio ocorrido entre os dias 24 e 25 de fevereiro, quando a tripulação balsa das 18h se recusou a realizar a travessia alegando excesso de pedestres, também foi lembrado pelo parlamentar como fator preponderante para a convocação da Audiência Pública.

O requerimento pede para convidar Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Capitão de Fragata, Marcelo Sá, além de representantes da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, representantes da empresa concessionária, Internacional Marítima Ltda., o prefeito Toninho Colucci, além do secretário municipal de Administração, Luiz Biondi.

A audiência ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer o mais breve possível.

Dersa na Tribuna

No uso da Tribuna, o vereador Carlinhos também voltou a tecer críticas quanto ao serviço prestado pela Dersa. “A Dersa está dando uma banana para Ilhabela. estamos cansados de ficar insistentemente cobrando e não ver melhoria na prestação do serviço. Peço que divulguem amplamente a realização dessa audiência, para que o maior número de pessoas possa participar e opinar pela melhoria do serviço”, falou.

O vereador Prof. Valdir Veríssimo (PPS) também fez uso da Tribuna para falar sobre os problemas constantes na travessia de balsas. “Não é por falta de cobrança. O prefeito está cobrando, nós fomos até São Paulo, falamos com a diretoria da Dersa. Os vereadores têm cobrado. As pessoas acham que não estamos fazendo nada porque as melhorias não vêm. Quando têm shows as balsas saem abarrotadas de pedestres. Por que quando é pra levar trabalhadores e estudantes a regra muda? Temos que entender e por isso é importante a audiência e a presença da Capitania dos Portos”, ressaltou.

Luizinho da Ilha (PCdoB) foi outro vereador que usou a Tribuna para falar do assunto. “Cadê o governador Geraldo Alckmin? Ele tem que sentir o que estamos sentindo. Fomos até navegantes para cobrar agilidade na reforma das balsas e até agora nada. Estamos no nosso limite. Não tem mais o que fazer, não vejo outra solução, por isso sou a favor das manifestações. Só assim para chamarmos atenção para esse problema”, concluiu.