• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    25/02/2014

Polícia Militar apresenta projeto vencedor do prêmio Mario Covas 2013  em Ilhabela

O Major PM Felipe Neri, coordenador operacional do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, esteve na Câmara de Ilhabela na última semana para proferir palestra sobre o projeto “Despacho Social do Boletim de Ocorrência da Polícia Militar”, iniciativa vencedora do prêmio Mário Covas 2013 e uma das três melhores ações de Gestão Preventiva e Boas práticas da PM condecoradas em janeiro deste ano.

O oficial explicou aos vereadores Gracinha Ferreira (PSD), Rita Janete – Dra. Rita (PCdoB) e Sampaio Junior (Pros), todas as etapas para implantação do projeto que deu certo em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, transformando números e dados dos boletins de ocorrência em ações de cidadania. Também estiveram presentes no evento, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Cezar De Tullio, o procurador municipal Alberto de Oliveira Silva, a procuradora jurídica da Câmara, Ivone Lopes Granado, o diretor do jornal Canal Aberto, Fernando Siqueira, o diretor de Assistência Social, Daniel Marçal, a ex-vereadora Lia Baiana, o comandante da Polícia Militar em Ilhabela, tenente Fabrício Paluri, além de oficiais da Marinha do Brasil.

De acordo com o Major Felipe, a maioria das ocorrências atendidas pela Polícia têm na vulnerabilidade social a causa do crime e muitas situações são  possíveis de prevenção se houver uma maior participação com políticas públicas. Dessa maneira é que nasceu o projeto Despacho Social dos Boletins de Ocorrência da PM, pois as situações eram identificadas no BO e encaminhadas aos órgãos competentes, como Conselho Tutelar, Conselho Antidrogas, Ministério Público, entre outros. "A gente identifica, por exemplo, que a mulher é agredida pelo marido toda semana, no mesmo endereço. De posse dessas informações, a Prefeitura pode enviar uma equipe de Assistência Social e identificar, hipoteticamente, que ele agride por ser dependente químico, precisa de tratamento. Esse encaminhamento não pode ser feito pela Polícia, mas pode ser feito pela Prefeitura", exemplifica.

De acordo com o oficial, em Cruzeiro a iniciativa rendeu muitos frutos e números positivos no setor de Segurança do município, pois a Polícia Militar muitas vezes é chamada para atender ocorrências que não são de sua competência e com o despacho das ações direcionadas aos órgãos corretos, o trabalho da PM pode ser otimizado.

A ideia é implantar o projeto no Litoral Norte e, para isso, o policial militar tem visitado os municípios para divulgar o projeto e conquistar parcerias.