• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    11/02/2014

Gracinha se reúne com moradores do Bonete para ouvir reivindicações

A presidente da Câmara de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD), se reuniu com moradores do Bonete, a maior comunidade tradicional do arquipélago, na última sexta-feira (7/2) para ouvir suas reivindicações.

A maior queixa local está relacionada ao racionamento de energia elétrica, já que o gerador funciona em apenas dois períodos (6h às 12h e 18h às 22h), causando inúmeros transtornos à população, como perda de mantimentos e danificação de eletrodomésticos e eletrônicos. Além disso, os moradores explicaram que a interrupção da energia acarreta prejuízos ao atendimento do posto de saúde, que não pode manter, por exemplo, vacinas refrigeradas.

A comunidade pediu que a presidente intercedesse junto ao Executivo para que o Bonete pudesse contar com uma solução definitiva para o fornecimento de energia elétrica, como por exemplo, o programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.

Outro pedido dos ‘boneteiros’ foi a melhoria na captação e abastecimento de água para os moradores, que sofrem com os dias de chuva forte, já que o fornecimento de água é feito diretamente da cachoeira e a grande vazão em dias chuvosos entope as mangueiras e suja a água.

Creche, desmembramento de aulas conjuntas no Ensino Fundamental e Médio, e volta do EJA (Educação para Jovens e Adultos) foram os pedidos da comunidade relacionados à área da educação. Na saúde, os moradores pediram um intervalo menor nas visitas do médico da família, que são realizadas a cada 45 dias. Sugeriram ainda mais uma enfermeira, pois a profissional que reside no Bonete acaba ficando sobrecarregada, pois é solicitada 24 horas por dia e também aos fins de semana. “Nós estamos no século 21, já foi o tempo em que nossos pais andavam com lampião por aí. Queremos preservação, mas também temos direito a um melhor conforto”, disse uma das moradoras.

A vereadora Gracinha Ferreira anotou todas as reivindicações do Bonete e comprometeu-se a dar os encaminhamentos necessários, com elaboração de requerimentos e indicações ao Executivo e órgãos competentes. “Algumas reivindicações são fáceis de serem atendidas, vamos procurar os setores competentes para ver o que é possível fazer dentro das possibilidades”, concluiu.