• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    06/12/2013

Câmara entrega títulos de Cidadão Honorário de Ilhabela à Lia Chemin e PM Egberto Santos

Amélia Alle Chemin e Egberto Jacinto dos Santos foram agraciados com o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela na noite da última quinta-feira (5/12) em Sessão Solene na Câmara Municipal. Oito vereadores compareceram ao evento, registrada apenas a ausência da parlamentar Benedita Gonzaga – Profª Dita (PTB), por motivo de doença. O prefeito Toninho Colucci (PPS) e a vice-prefeita Nilce Signorini (PTdoB) também marcaram presença, além de membros do Lions Clube, Rotary Clube, Santa Casa de Misericórdia, policiais militares, imprensa, presidentes de partido, familiares, secretários municipais e outras autoridades.

A homenagem à Lia Chemin, como é conhecida no município, foi proposta pela vereadora Rita Janete – Dra. Rita (PTdoB). O currículo da benemérita que atua em Ilhabela antes mesmo de fixar residência no município chamou a atenção dos presentes. Fundadora do Lions Clube na cidade, em 1995, encabeça diversas ações de solidariedade por meio da instituição, como o Banco de Cadeira de Rodas, doação de alimentos à entidades da cidade, campanhas de conscientização e outras. Lia Chemin criou o Grupo de Voluntários do Hospital Mário Covas e foi uma das pioneiras na criação do trabalho dos agentes comunitários de saúde no arquipélago.

No seu discurso, a vereadora Dra. Rita ressaltou a importância do trabalho voluntário de Lia Chemin para o arquipélago. “Acompanho desde o início o seu bonito trabalho voluntário. Você é muito merecedora dessa honraria, pois faz a diferença no dia a dia da nossa cidade”.

A homenageada também fez uso da palavra e agradeceu o carinho e o reconhecimento dos vereadores. “Cheguei aos 77 anos trabalhando no voluntariado e se Deus permitir, continuarei fazendo a minha parte”.

A noite também foi de homenagens ao policial militar Egberto Jacinto dos Santos, coordenador do Proerd – Programa Educacional de Combate às Drogas e Violência no Litoral Norte e fundador do projeto “Pequeno Tobias – Guarda Mirim de Ilhabela”, que atualmente atende 130 crianças. O vereador Sampaio Junior foi o autor da proposta de concessão do Título de Cidadão Honorário. “É uma responsabilidade muito grande para nós legisladores, oferecer um título de Cidadão Honorário. O seu trabalho fala por você, Egberto, esse título é mais que merecido para uma pessoa que trabalha tanto por nossa cidade e principalmente pelas suas crianças”, declarou.

O cabo PM Egberto Santos emocionou a plateia com seus relatos. “Nesses anos todos que trabalho com o Proerd, passaram pelo menos 10 mil crianças por mim entre São Sebastião e Ilhabela. Sentia necessidade de dar continuidade, e por isso nasceu a Guarda Mirim. Um dia, um jornalista me perguntou se eu via algum resultado depois de todo o meu trabalho. Eu respondi que se apenas uma dessas crianças se libertou das drogas, eu já sou mais do que vencedor, pois quem salva uma vida, salva o mundo”.

Executivo

Os membros do Executivo também renderam homenagens à Lia Chemin e ao PM Egberto Santos. A vice-prefeita Nilce Signorini destacou a importância de receber homenagens em vida. “É muito bom receber homenagens quando estamos vivos. Isso é muito importante. Vocês são merecedores e eu desejo que recebam muitos outros títulos ainda em suas vidas”.

O prefeito Toninho Colucci também fez questão de fazer uso da palavra para enaltecer o trabalho de Lia Chemin e Egberto Santos. “Ás vezes, enquanto prefeito, eu vinha a esta Casa participar de sessões solenes mesmo sem entender muito bem o porquê de algumas pessoas estarem recebendo homenagens. Mas quando li o convite para esta sessão, vim com muito orgulho, pois vocês são realmente merecedores e desenvolvem um trabalho muito importante para o nosso município”. O prefeito, que é membro reformado da PM, também se emocionou e comoveu os presentes ao declamar  para os homenageados a “Canção da Polícia Militar”, de Guilherme de Almeida e Major PM Alcides Degobbi.

Fotos: Sidnei Viana/CMI