• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    04/12/2013

Câmara aprova Moção de Apelo contra Pedágios na Tamoios e Contornos

Os vereadores de Ilhabela aprovaram uma Moção de Apelo ao governador Geraldo Alckmin proposta pela vereadora Rita Janete – Dra. Rita (PTdoB) para que não sejam implantadas praças de pedágio na Rodovia Nova Tamoios e nos Contornos Norte e Sul. A matéria foi apresentada durante a sessão Ordinária da última terça-feira (3/12).

A parlamentar destacou em seu documento que a duplicação da rodovia trará inúmeros benefícios para a região, mas que podem ser invalidados com a cobrança de pedágios. Dra. Rita acredita que além de prejudicar os moradores que há muito sofrem com o trânsito nessa região e não dispõem de outra via de acesso, a cobrança de tarifa elevaria o preço das mercadorias transportadas, tendo ainda influência direta no turismo, principal fonte de renda da região, na medida em que atrapalha o fluxo do trânsito e encarece não apenas o custo da viagem, mas a própria permanência na região.

A parlamentar salienta ainda que no caso de Ilhabela, a situação seria ainda pior, pois o município já se ressente com os altos preços cobrados pela travessia de balsas e a cobrança de pedágios tornaria a situação ainda mais significativa. Dra. Rita ressalta também que os impostos arrecadados pelo Estado, a par das taxas relativas aos veículos que demandam ao Litoral e à Capital, além do Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS) compensariam a pretensa cobrança de pedágios na citada rodovia.

Apoio

A Moção recebeu o apoio unânime dos pares e alguns se manifestaram em favor da causa. O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Carlos Alberto – Carlinhos (PMDB) que destacou o custo de R$ 53 reais para ida e volta só a São José dos Campos. “Acho que não ter pedágio é utopia. Teremos de qualquer maneira. Precisamos brigar para que os valores sejam reduzidos”.

Sampaio Junior (Pros) também falou a respeito e acredita na influência direta no turismo, além de que os valores seriam uma maneira até “proibitiva” para algumas pessoas virem ao litoral.

Valdir Veríssimo (PPS), que preside a Frepap-LN (Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte) lembrou que o assunto já foi debatido pelos vereadores que integram a frente em 2010, sendo que na época, foi sugerido a criação de leis proibindo a instalação de praças de pedágio nas cidades litorâneas. Valdir lembrou ainda que o assunto foi tema recente de matéria na Câmara de São Sebastião e defendeu que as cidades se unam para lutar juntas.

A autora da Moção salientou que as tratativas já estão avançadas no sentido da implantação, com assinatura da parceria público privada prevista para abril de 2014, por isso todos os esforços precisam ser dispendidos rapidamente. “Precisamos pressionar de todas as formas possíveis, não podemos esquecer que o ano que vem é um ano eleitoral. Eu não tenho dúvidas de que essa cobrança de pedágios vai influenciar o dia a dia da vida no Litoral Norte”, concluiu.