• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    28/11/2013

Gracinha pede e Deputado destina verba de R$ 30 mil para Centro de Triagem em Ilhabela

A Associação Centro de Triagem de Ilhabela será beneficiada com uma verba de R$ 30 mil oriunda de emenda parlamentar do Deputado Estadual Osvaldo Verginio (PSD), fruto de um pedido da presidente da Câmara ilhéu, Gracinha Ferreira (PSD) que se reuniu com o deputado na Assembleia Legislativa no mês de setembro. O dinheiro será utilizado para aquisição de duas prensas para materiais recicláveis e um triturador de vidro, que trarão mais segurança e eficiência no trabalho de separação dos resíduos.

Nesta semana, a coordenadora do Centro de Triagem, Esméria Regina da Silva, esteve na Prefeitura para apresentar a documentação exigida para liberação do dinheiro. “Estamos muito felizes com a conquista que será de grande valia para nossos associados, pois as prensas de recicláveis que possuímos são muito antigas e a separação do vidro não era feita da maneira adequada”, explica. Segundo Esméria, com a máquina de triturar vidro será possível ainda um aumento na renda das 13 famílias que trabalham na separação do lixo, já que os vidros separados e triturados da maneira correta podem ser comercializados a um valor maior.

A vereadora Gracinha Ferreira (PSD) esteve no Centro de Triagem nesta quinta-feira (28/11) e recebeu o carinho e agradecimento dos trabalhadores do local. “Estou muito contente em ter meu pedido atendido. O deputado Osvaldo Verginio foi muito atencioso e nos atendeu com a maior presteza. Eu tinha esperança de que o dinheiro saísse, mas não esperava que fosse tão rápido”, comemorou a presidente da Câmara do arquipélago.

Trabalho Incansável

A associação Centro de Triagem de Ilhabela trabalha desde 2001 em parceria com a Prefeitura no tratamento dos resíduos recicláveis da cidade. As 13 famílias que atuam no local têm na coleta seletiva e comercialização de recicláveis a única fonte de renda, com salários que variam de R$ 800 a R$ 1,2 mil.

O Centro de Triagem também trabalha em parceria com a secretaria de Meio Ambiente nas ações de educação ambiental conscientizando a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e destinação correta do lixo.

Ilhabela é a cidade do litoral norte campeã nesse quesito, reciclando 10% do lixo. Em 2013 a meta é chegar a 12%. O município gera cerca de 90 toneladas de lixo por mês.

A Prefeitura e o CT trabalham agora na busca de recursos para melhorar a infraestrutura do local, para que os associados tenham melhores condições de trabalho.