• Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    26/11/2013

Caballitos de Totora

A vereadora Rita Janete – Dra. Rita (PTdoB) de Ilhabela prestigiou o lançamento do Caballitos de Totora, o primeiro Stand Up Paddle conhecido da humanidade no último dia 23 de novembro no Hotel DPNY, região sul do arquipélago.  A ação inédita contou com a presença de outras autoridades, como o secretário municipal de Turismo, Harry Finger e o deputado estadual Luciano Batista, além de autoridades vindas do Peru, país de origem das embarcações. Durante o verão, o hotel vai possibilitar que hóspedes, moradores e turistas apreciem remem nos Caballitos, como mais uma atração turística da ilha.

Os Caballitos de Totora (“Cavalo de Cana”) são embarcações artesanalmente com caules e folhas de taboa (Scirpus californicus) e projetadas para transportar um velejador com a sua engrenagem e para pesca marinha no Peru e em lagos da Bolívia e Peru. A extremidade dianteira (proa) é mais afiada e curvada, com a traseira mais ampla.