• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    24/10/2013

Vereadores destacam redução de IPTU em projeto da Planta Genérica 2014

Os vereadores Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), Luizinho da Ilha (PCdoB) e Adilton Ribeiro (PSD) fizeram uso da Tribuna durante a última sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela (22/10) para falar sobre o projeto da Prefeitura que institui a Planta Genérica de Valores para o exercício de 2014. Os edis destacaram a nova forma de cobrança para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que deve trazer redução nos valores para quase três mil imóveis.

De acordo com os parlamentares, o prefeito e sua equipe apresentaram a proposta em duas reuniões, apontando que grande parte não sofrerá nenhum reajuste e que aproximadamente 32% dos imóveis devem ter redução no IPTU. “Hoje, do jeito que a cobrança é feita, uma pessoa que possui uma mansão paga o mesmo daqueles que possuem uma residência modesta. Dessa forma, com a nova proposta da Prefeitura, alguns imóveis vão permanecer com o mesmo valor, boa parte terá redução e outra pequena parcela de imóveis sofrerá aumento”, destacou o vereador Carlinhos.

O parlamentar apresentou alguns exemplos do que seria a redução, com base no que foi apresentado pela Prefeitura nas reuniões com os vereadores. “Nós não estamos aqui para prejudicar ninguém, é preciso ressaltar que nós estamos aqui para representar a maioria. Acho justo pagar pelo que cada um tem. Quem tem muito paga muito, quem tem pouco, paga pouco”, complementou.

O vereador Luizinho da Ilha também abordou o tema e fez questão de destacar que é favorável à nova forma de cobrança porque as pessoas vão pagar exatamente pelo que está construído. “Eu pedi para o prefeito e ele atendeu, a Prefeitura vai abrir as portas para que as pessoas possam fazer a simulação do seu imposto, para que todos possam entender que nada é feito por acaso. Vai aumentar o imposto de cerca de 19% dos imóveis, sim, mas também vai haver diminuição para 32% e isso ninguém fala. Quando é para ter embate, a gente tem, como foi meu posicionamento com relação ao Gerenciamento Costeiro e na ponte de Castelhanos, mas também somos parceiros quando o projeto beneficia a maioria. É justiça fiscal”, alegou.

Adilton Ribeiro (PSD) também falou sobre o projeto. “Temos que deixar claro que ninguém aqui está fazendo ou sendo favorável a aumento. O que a Prefeitura está tentando fazer é justiça. Se as pessoas tiverem dúvidas, podem procurar os vereadores, podem ir à Prefeitura, para verificar as mudanças. Eu quero deixar claro que eu voto naquilo que eu acredito. Eu sou representante do povo, fui eleito pelo povo e voto no que eu acho que será bom para o povo”.

O projeto que institui a Planta Genérica do município para 2014 foi protocolado na Câmara nesta semana e deverá ser lido na sessão Ordinária do dia 5 de novembro.

Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br, www.camarailhabela.sp.gov.br, www.facebook.com/camaramunicipaldeilhabela.