• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    23/10/2013

Professora pioneira na educação das Comunidades Tradicionais recebe Moção de Louvor

A professora Flávia Janaína Oliveira, de Ilhabela, recebeu Moção de Louvor da Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados no município. A honraria foi proposta pela vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB) e aprovada por unanimidade na sessão Ordinária da última terça-feira (22/10).

Flávia se formou em 2005 e é pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. Nos anos 90 foi pioneira na educação das Comunidades Tradicionais do arquipélago, e se destacou por desenvolver um material próprio para alfabetizar os alunos, denominado “Alfabeto dos Peixes”, onde relacionava o aprendizado da língua com educação ambiental, além de trabalhar numa horta escolar e materiais didáticos próprios em que agregava o artesanato local.

O reconhecimento de sua iniciativa pioneira veio em 1997, quando recebeu uma carta do então Ministro da Educação e do Desporto, Paulo Renato de Souza, tendo ainda a inclusão do seu projeto no Banco de Assuntos Educacionais, conquista que lhe rendeu materiais didáticos, vídeos e livros sobre o meio ambiente para a comunidade.

Ao voltar a atuar na “orla” do arquipélago, a professora continuou se destacando na trajetória profissional, recebendo o prêmio “Oportunidade para Mulheres”, do grupo Soroptmist Internacional em São Paulo pela matéria “Os peixes que ensinam a ler” e certificado de reconhecimento profissional pela Comissão de Serviços do Rotary Club de Ilhabela.

Após concluir o curso de Disseminadores de Educação Fiscal, a professora vem se destacando por meio da conquista de seus alunos nos concursos nacionais promovidos pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre o tema, tendo estudantes nas primeiras colocações nacionais da modalidade.

Recentemente a professora Flávia foi homenageada na comemoração dos 10 anos do Grupo de Educação Fiscal do Litoral Norte, contribuindo com o 2º Caderno de Educação Fiscal.

O vasto currículo da educadora conquistou os vereadores que lhe renderam muitas palavras de elogios e congratulações. “É pela educação que se promove as grandes mudanças no mundo e a homenagem a esta grande profissional no mês em que se comemora o Dia do Professor é mais do que justa”, opinou a autora da Moção, vereadora Dra. Rita.

O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) também fez uso da palavra. “Nossa, se eu tivesse essas informações antes já teria homenageado a professora também há tempos. Com certeza é merecedora até mais do que uma Moção de Louvor”. Os vereadores Valdir Veríssimo (PPS) e Benedita Gonzaga, que também são professores, parabenizaram a colega Flávia pela trajetória e pela homenagem.