• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    25/09/2013

Câmara questiona construção de ponte sobre Ribeirão de Castelhanos

Durante a sessão ordinária da última terça-feira (24/9) na Câmara de Ilhabela, os vereadores aprovaram por unanimidade quatro requerimentos apresentados pelo vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) que questionam diversos órgãos sobre a construção de uma ponte sobre o Ribeirão de Castelhanos, comunidade tradicional localizada a leste do arquipélago, bem como sobre a possibilidade de implantação de sinalizações e controle de acessos na estrada.

O plenário estava lotado de jipeiros, atletas, ambientalistas e membros da sociedade civil organizada, que manifestavam palavras de apoio toda vez que algum parlamentar se posicionava contrário à construção da ponte.

O primeiro requerimento apresentado pelo parlamentar pede à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), à Fundação Florestal e ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) cópias da documentação referente ao licenciamento e autorização da construção de uma passarela sobre o Ribeirão de Castelhanos, além de esclarecimentos sobre o que realmente está sendo construído.

Em seguida, outra matéria assinada por Luizinho da Ilha questiona a Prefeitura sobre a possibilidade de implantação de placas de sinalização com limite de velocidade na estrada, bem como de sinalizações indicando a proibição de acampamentos na praia.

Ao Parque Estadual de Ilhabela, o vereador direcionou questionamentos sobre o controle do fluxo de veículos da estrada, especialmente nos últimos dois fins de semana de setembro, onde notícias dão conta de que havia mais de 400 veículos no local. Luizinho quer saber ainda quem realmente é o responsável pela estrada de acesso à baía: Prefeitura ou Parque Estadual.

Na justificativa, o vereador ressalta que com as melhorias realizadas na estrada, o fluxo de veículos aumentou consideravelmente, sendo necessário um estudo de impacto ambiental bem como controle e limitação de veículos. Além disso, o parlamentar lembrou que em reuniões do Parque Estadual de Ilhabela, Conselho Municipal de Turismo, e durante uma audiência pública realizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente sobre o Gerenciamento Costeiro, a comunidade se manifestou contrária à construção de uma ponte, sendo consenso a implantação de uma passarela. No entanto, conforme apurou, a obra que está sendo construída no Ribeirão de Castelhanos tem largura de 4,20 metros, o que sugere uma ponte.

“Quero deixar claro que não estamos brigando contra melhorias para a comunidade, só queremos transparência no modo de agir. Temos que acatar a vontade da população que já foi expressa nas reuniões da Câmara Técnica do Parque Estadual, Comtur, audiências públicas, e que é a passarela, não a ponte. Se for pra fazer ponte, tem que fazer audiência pública, é dessa forma que deve ser feito. Ilhabela tem potencial para ser a melhor do mundo em termos de ecoturismo. Castelhanos e Bonete são conhecidas mundialmente como praias selvagens e desertas e isso atrai turistas de alta qualidade para nossa cidade. É isso que eu defendo. Quero que no futuro meu filho veja a mesma praia que eu vejo hoje”, ressaltou o vereador na discussão do requerimento e no  uso da Tribuna.

A vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) fez coro ao colega: “Gostaria de parabenizar esta Casa que tem que estar atenta. A comunidade já se manifestou contrária a ponte em audiências e reuniões. Eles querem uma passarela. Temos que defender e estar atentos à construção que corresponda aos anseios da comunidade”.

Sampaio Junior (PTdoB) também pediu a palavra para apoiar Luizinho da Ilha e lembrou da realização das audiências públicas do Gerenciamento Costeiro e reuniões do Comtur e Parque Estadual. “Se já foi aprovado e decidido que querem uma passarela, não entendo o porquê da construção de uma ponte e de uma nova aprovação pelo Comtur nesse sentido”.

Moções

A noite contou ainda com a aprovação de uma Moção de Louvor proposta pela presidente Gracinha Ferreira (PSD) pelos 70 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela e outra da vereadora Benedita Gonzaga – Profª Dita (PTB) em comemoração ao Dia do Professor, que será lembrado em 15 de outubro.

Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br ou www.facebook.com.br/camaramunicipaldeilhabela.