• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    12/09/2013

     

    Sessão discute irregularidades na Obra do Teatro e  critérios para Transporte Universitário

     

    Durante a sessão ordinária da última terça-feira (10/9) da Câmara de Ilhabela, o vereador Sampaio Junior (PTdoB) apresentou aos colegas o resultado de uma visita à obra do futuro Teatro e Centro de Convenções da cidade, para averiguar denúncias sobre irregularidades na condução da obra.

    No uso da Tribuna e munido de imagens e informações fornecidas por técnicos da área da construção civil que a seu pedido o acompanharam na visita ao local, o vereador Sampaio Junior chamou a atenção para diversas irregularidades que estariam sendo cometidas na condução da obra do Teatro, como pilares tortos, sendo construídos em cima de blocos, ferragem aparente e deteriorada pela ação e exposição ao tempo, desníveis na concretagem, enchimento na parede para regularizar alinhamento, conduítes expostos e amassados e trabalhadores sem uso de equipamento de segurança, entre outras.

    “Não sou técnico, mas o que eu vi lá me assustou. Esta Casa não pode se furtar a cobrar uma resposta para essa situação. Acredito que talvez nem o prefeito saiba como a empreiteira responsável está conduzindo essa obra, por isso vou requerer informações e peço aos colegas que assinem comigo”, declarou.

     “Essa questão de pilares construídos em cima de blocos é realmente preocupante, por isso a gente precisa ter acesso à planta de ferragem para saber o que realmente estão fazendo lá”, complementou o vereador. Ainda conforme Sampaio, uma das plantas da obra aponta um quinto pavimento, e as placas instaladas no local não deixam claro os valores investidos e tampouco prazos para execução.

    Transporte Universitário

    Outro assunto da noite foi o requerimento da Comissão de Fiscalização e Controle, formada pelos parlamentares Prof. Valdir Veríssimo (PPS), Professora Dita (PTB) e Dr. Thiago Santos (PTdoB), que solicita à Secretaria de Educação que convoque a presidente da União Municipal dos Estudantes de Ilhabela (Umei) para prestar esclarecimentos sobre os critérios adotados para selecionar estudantes que recebem o Auxílio Transporte Universitário.

    Segundo Valdir Veríssimo, há denúncias de que os critérios estabelecidos em Lei não estariam sendo respeitados e estudantes que não residiram no município o tempo estipulado pela legislação, por exemplo, estariam sendo beneficiados com o auxílio, em detrimento de outras pessoas que atenderiam aos critérios e não foram beneficiadas.

    Na discussão da matéria foi levantada ainda uma questão sobre a falta de prestação de contas de entidades que recebem recursos da municipalidade. “Recebem recurso público, não prestam contas ao Legislativo e nós ficamos aqui só recebendo denúncias”, ressaltou Veríssimo.

    Dersa

    A travessia de balsas também foi assunto dos vereadores no uso da Tribuna, precisamente a falta de cumprimento de horários relatada por usuários do sistema na segunda e terça-feira (9 e 10/9). Sampaio Junior declarou que o descaso da Dersa em não tender a cidade, colocando apenas duas balsas para operar a travessia é mais um motivo para que a Comissão de Assuntos Relevantes criada na semana passada trate com afinco a questão.

    Luizinho da Ilha (PCdoB) relatou que tentou contato com a Dersa por várias vezes durante os dois dias e foi informado de que a terceira balsa que opera a travessia foi retirada por problemas técnicos e que estaria em operação naquela mesma tarde de terça-feira.

    Audiência

    Por fim, o parlamentar Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) criticou a prefeitura por realizar a audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico no mesmo dia e em horário próximo ao da Sessão, impossibilitando que os parlamentares comparecessem ao encontro.

    “Marcaram a audiência no mesmo horário da sessão praticamente, às 17h. A impressão que dá é que não querem que os vereadores participem e tenho certeza de que alguns queriam ter ido”.

    A presidente da Casa, Gracinha Ferreira (PSD), explicou ao vereador que chegou a entrar em contato com o prefeito Toninho Colucci solicitando a mudança da data, no entanto, de acordo com o prefeito, não havia possibilidade de outra data por conta do prazo regulamentar para a realização da audiência e devido a compromissos anteriormente assumidos por ele, que estará fora do município nos próximos dias.

    A próxima sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela será realizada no dia 24 de setembro às 18h. Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br ou Facebook/camaramunicipaldeilhabela.





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600