• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    04/09/2013

    Câmara presta homenagens e inaugura Galeria de Presidente e Vereadores Atuais em Sessão Solene

     

    O aniversário de 208 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela foi marcado pela realização da primeira sessão solene da nova legislatura da Câmara. Com a presença do prefeito Toninho Colucci, secretários e diversas autoridades municipais, os vereadores do arquipélago homenagearam pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade e inauguraram a nova Galeria de Presidentes e Vereadores Atuais, que recebeu o nome da ex-vereadora Carmen Dias Barbosa. 

     

    O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) homenageou o velejador Beto Pandiani com o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela. Pandiani ganhou o mundo com expedições marítimas a bordo de veleiros e escolheu Ilhabela para ser seu “Porto Seguro”. 

     

    Luizinho também homenageou a professora Lygia Pannocchia, frequentadora assídua e proprietária de residência em Ilhabela há mais de 50 anos, responsável por diversas ações beneméritas na cidade e que agora passa a ser Cidadã Honorária de Ilhabela.

     

    A vereadora Professora Dita (PTB) escolheu o senhor Vicente Molinari Neto para receber o título de Gratidão Caiçara. Filho de Ilhabela, se destacou no cenário esportivo mundial como mergulhador e caçador submarino.

     

    A professora Silvana Maria de Luca, referência no ensino ambiental e na divulgação do município por meio do cultivo de orquídeas, foi a escolhida da vereadora Professora Dita (PTB) para receber o Título de Cidadã Honorária de Ilhabela.

     

    Já a presidente da Casa, vereadora Gracinha Ferreira (PSD), homenageou com o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela o professor Antônio Cornélio de Moraes Filho, ex-secretário de Educação da cidade e filho de família tradicional do arquipélago, tendo nascido, por conta de complicações na gestação, na cidade de São José dos Campos.

     

     

    O ex-coordenador estadual da Pastoral da Criança, José de Anchieta Ribeiro dos Santos recebeu uma Moção de Louvor proposta pela presidente Gracinha Ferreira (PSD).

     

    Galeria “Vereadora Carmen Dias Barbosa”

    A Galeria de Presidentes da Câmara de Ilhabela foi revitalizada e a Casa ganhou ainda uma Galeria com retratos dos vereadores atuais. A patrona escolhida pela Mesa Diretora foi a ex-vereadora Carmem Dias Barbosa, primeira caiçara e segunda mulher a conquistar uma cadeira no Legislativo ilhéu entre 1976 e 1982.

    Carmem Barbosa foi pioneira na história da comunicação do município, chefiou a agência dos Correios, sendo a responsável por transmitir os telegramas para São Sebastião via telefone, pois só a agência do continente contava com aparelho de telégrafo na época. Na vida pública, Carmen enfrentou a resistência e o machismo dos colegas vereadores conquistando seu espaço e o respeito de seus pares e abrindo espaço para que outras mulheres chegassem à Casa de Leis. Após sua aposentadoria, a ex-vereadora atuou como voluntária por 18 anos à frente da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela.





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600