• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    01/08/2013

Vereadores de Ilhabela vão a São Paulo cobrar agilidade no Plano de Manejo

Os vereadores de Ilhabela, Dra. Rita Gomes e Sampaio Junior (PTdoB) estiveram em São Paulo nesta semana para uma reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, acompanhados do deputado estadual Luciano Batista (PSB), para pedir prioridade e agilidade na elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela, cujo trabalho de elaboração teve início em 2010.

O assunto já foi tema de requerimento proposto pela vereadora Dra. Rita em março deste ano e aprovado por unanimidade pela Casa de Leis de Ilhabela. No documento, a parlamentar ressalta que Plano de Manejo é a ferramenta que o Parque Estadual precisa para garantir a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da Ilha e afirma que embora haja um prazo de cinco anos para a conclusão dos trabalhos, o tema merece prioridade, dada sua importância para preservação e conservação dos recursos naturais do município.

Para o deputado Luciano Batista (PSB) a aprovação do Plano de Manejo trará muitos benefícios à região, alavancando o turismo ecológico e definindo o que pode ou não ser construído na ilha, além de aumentar o número de empregos para a população local.

Já o secretário Bruno Covas pediu para ser confeccionado um memorial descritivo dos trabalhos já realizados para que o Conselho Estadual de Meio Ambiente consiga deliberar o Plano e afirmou que se a Fundação Florestal adiantar o relatório, é possível que o documento esteja pronto até o fim do ano.

O Parque Estadual de Ilhabela compreende uma área de mais de 27 mil hectares, incluindo um total de 12 ilhas, três ilhotes, três lajes e ainda um recife. Administrado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a unidade de conservação tem como objetivo garantir a proteção dos últimos espécimes da Mata Atlântica. Por ser um dos biomas mais ameaçados do planeta, e foi declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco.

Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br ou Facebook/Câmara Municipal de Ilhabela.