• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    25/06/2013

Nota de Falecimento

Faleceu nesta terça-feira (25/6) vítima de um infarto em Ilhabela, José Donizette da Silva, ex-vereador, ex-presidente da Câmara e prefeito interino de Ilhabela (2004). O velório será realizado na Câmara a partir das 22h e o enterro às 10h de quarta-feira (26/6) no Cemitério Municipal.

Nascido em Itapeva, Minas Gerais, Donizette veio para o arquipélago com apenas quatro anos de idade com seus pais, trabalhando desde cedo no ramo comercial, tendo sido proprietário de um bar e mercearia.

Escreveu seu nome na história do arquipélago como um dos políticos mais populares e atuantes do município, ingressando na vida pública aos 18 anos, quando candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador, conquistou a 1ª suplência e chegou a assumir por três meses uma cadeira na Câmara nesta legislatura (1989-1992). A curta atuação conquistou a comunidade, que o elegeu posteriormente para três mandatos consecutivos, em 92, 96 e 2000, dando-lhe ainda a alcunha de mais votado dois primeiros.

Já como vereador, foi eleito presidente da Câmara por dois mandatos (1999/2000 e 2003/2004), marcando sua atuação com a reforma e ampliação do prédio do Legislativo, além de propor leis que visavam melhorias para a comunidade, entre elas a “Lei da garantia de Renda Familiar Mínima”, Concessão de Passes Escolares gratuitos a estudantes de 1º e 2º Graus e pré-escolar” e “Reserva de percentual para contratação de pessoal local para prestação de serviço de mão de obra em Obras Públicas”, entre outras. Em 2004 assumiu a Prefeitura de Ilhabela por 15 dias e foi também chefe de Gabinete do Executivo entre 2005 e 2008.

Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela em 2006, em proposta apresentada pelo então vereador Beto Campos. José Donizette tinha 45 anos e deixa três filhos e três netos.

A Câmara Municipal fica na Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 Centro e o Cemitério fica na Rua Antônio Lisboa Alves, 200 também no Centro.

Foto: Arquivo/CMI